Grupo Interinstitucional da Política de Humanização-MG discute redes de produção de saúde

12 votos

 

A última reunião do Grupo Interinstitucional de Política de Humanização aconteceu no dia 14/05, na Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte e contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), secretarias municipais de saúde, unidades regionais, hospitais e Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG).

Além de relatos de experiências e eventos de humanização, o grupo deu continuidade às discussões sobre redes de produção de saúde. A palestrante Rosa Maria Câmara, apoiadora do coletivo ampliado da Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde, discutiu sobre as redes quentes de saúde, ou seja, aquelas que se comunicam e se complementam constantemente. “A rede não tem centro, e sim pontos de referência provisórios, que podem mudar com o tempo. Esses pontos de atenção são os nós da rede, que se conectam, pois tem algo em comum, além de suas singularidades. As redes mudam o tempo todo”, afirma Câmara.

A equipe municipal de humanização do Município de Uberaba participou do encontro e, de acordo com a representante Valéria Calil, “foi muito importante ouvir outras experiências e perceber que todos estamos tentando superar as mesmas dificuldades, através das rodas de conversa. Nosso objetivo é promover a parceria entre municípios para implantação da PNH em nossa região e para isto a proposta é um seminário macrorregional que deverá acontecer em junho. As discussões serão sobre gestão, assistência, controle social e educação em saúde,” conclui Calil.

Capacitação para Atenção Primária à Saúde

No mês de julho, terá início o Curso de Humanização para Atenção Primária à Saúde, que terá 1500 vagas disponibilizadas para profissionais de todo o estado. O curso terá carga horária de 60 horas e será realizado à distância, através do Canal Minas Saúde, com encontros presenciais que acontecerão nas unidades regionais de saúde.

Para a referência estadual de Humanização, Dehonara Silveira, “o GIPH tem se mostrado uma grande potência na formação de coletivos, na construção de pessoas e do SUS que dá certo. O Curso de Humanização para a Atenção Primária à Saúde é resultado de um projeto deste coletivo”.

 

Por Sara Braga

Fotos: Frederico Bussinger