Humanização em Hospitais Privados em Recife
Os hospitais de Ortopedia, de Fraturas e São Francisco, localizados na cidade de Recife (PE) promoveram palestra sobre Humanização nas Organizações de Saúde para comemorar a Semana de Enfermagem. As coordenadoras de enfermagem e os gestores dos referidos hospitais iniciaram a implantação da cultura de Humanização a partir de temáticas da PNH: gestão participativa, saúde do trabalhador e produção de saúde. Os profissionais demonstraram satisfação em participar da palestra (duração 4h/aula) que finalizou com aula de Mega Danz com Educador Físico Bruno Basílio. A aula de aerodance é considerada uma prática humanizadora no que se trata da promoção de saúde aos trabalhadores da saúde. Infelizmente, ainda são poucos os Hospitais da rede privada que implantam a humanização preconizada pela PNH. Coordeno o GT de Humanização do PROCAPE/UPE e vou lutar pelo reconhecimento da PNH como uma política pública inovadora e promovedora de práticas sustentáveis.
Por Sabrina Ferigato
olá Sandra!
Obrigada por compartilhar sua experiência e vivência na RHS!
De fato, testemunharmos esforços para humanização da assistência em saúde é sempre um movimento que vale a pena! parabéns pela iniciativa.
De fato, poucos hospitais da rede privada implementam efetivamente os princípios da PNH, algumas vezes associando a ideia de humanização ao conceito de uma boa hotelaria.
No entanto, não me surpreende essa "baixa adesão" da rede privada, especificamente pq comumente, a gestão nessas duas esferas trabalham com operadores éticos, conceituais, econômicos e sociais distintos, algumas vezes com concepções do processo de saúde-doença-intervenção pouco conciliáveis… e a PNH é uma política pensada para a rede pública, embora, sem sombra de dúvidas, muitos de seus princípios e diretrizes qualificam a clínica e a gestão, seja na rede pública ou privada.
Espero poder ler mais relatos seus sobre essa experiência exitosa!
bjos
Sabrina