PROJETO “BEBE DENTE”

11 votos

INTRODUÇÃO
A saúde bucal é parte integrante e inseparável da saúde geral do individuo, diretamente relacionada às condições de alimentação, moradia, trabalho, renda, meio ambiente, transporte, lazer, acesso aos serviços de saúde e a informação. Não se concebe hoje, pensar saúde bucal dissociada da saúde geral, como estratégia em ações de prevenção e promoção no município de Fernão/SP, portanto o Projeto “Bebê Dente” é desenvolvido com as crianças de 0 a 4 anos de idade, com atendimento odontológico agendado.

JUSTIFICATIVA
O município de Fernão/SP emancipado em 1.997, apresentava um alto índice epidemiológico em saúde bucal na faixa etária de 5 (cinco) anos, devido não haver uma política voltada a promoção e prevenção da cárie dentária na faixa etária de 0 a 4 anos de idade. Os principais agravos que acometem a saúde bucal e que tem sido objeto de estudos epidemiológicos em virtude de sua prevalência e gravidade são a cárie dental e a doença periodontal. Como determinantes na elevada incidência de mutilação dentaria, conseqüência direta dessa pratica é constatada pelo alto índice de edêntulos, influenciando os aspectos: estéticos, a pronuncia, a digestão e a mastigação.
Sendo a lesão cariosa considerada como manifestação clínica de uma infecção bacteriana, onde a atividade metabólica das bactérias resulta em um continuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário, e desequilibro neste processo pode causar uma progressão de desmineralização dos dentes com conseqüente formação da lesão de cárie. Esse processo é influenciado por muitos fatores determinantes, o que faz da cárie dentária uma doença multifatorial.

 

OBJETIVO
O Projeto “Bebê Dente” constitui um conjunto de ações de saúde bucal no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e proteção da saúde através da prevenção da cárie dentaria e doenças da boca tendo como objetivos:
* Corresponsabilizar os pais e responsáveis sobre a importância da higiene bucal;
* Incentivar a amamentação exclusiva;
* Orientar quanto ao uso de chupetas e mamadeiras causando problemas ortodônticos e ortopédicos;
* Criar vinculo entre o cirurgião dentista e as crianças atendidas;
* Motivar a criação de hábitos saudáveis em relação à saude bucal.

METODOLOGIA
Através do atendimento realizado nas gestantes, orientamos retornar a partir do primeiro mês de vida do bebê com consulta agendada no cirurgião-dentista onde é preenchida uma anamnese, dada às orientações, realizada a profilaxia na boca do bebê e agendado o retorno a cada três meses até a criança completar os quatro anos de idade.

PRODUTOS
Temos cadastrados e acompanhados 100% das crianças de 0 a 4 anos de idade, busca ativa de faltosos, acompanhamento trimestral no consultório odontológico com consulta agendada. Através do levantamento de índices epidemiológicos em saúde bucal do município de Fernão/SP, utilizando o índice ceo – cariados, extraídos e obturados temos:

ANOS
IND. EPID.       1.997       2.010       2.011

ceo 5anos         6.63         1.28         0,47

Fonte: Levantamento Epidemiológico da Cárie Dental do Município de Fernão/SP até 2011.


Como podemos observar é significante os resultados obtidos no decorrer dos anos após a implantação do projeto, podemos ver que teve uma diminuição de 6,63 em 1.997 para 0,47 em 2.011 do índice de dentes cariados, extraídos e obturados em crianças na faixa etária de 5 anos, melhorando a qualidade de vida e o sorrisos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
As ações em saúde bucal seguem as linhas do cuidado da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, que impliquem em ser resolutivas, garantia do acesso e vinculo, através do Projeto “Bebê Dente” conseguimos atingir o individuo desde criança até o seu cuidador o qual se torna parte integrante das ações de saúde bucal devido vinculo criado entre profissional de saúde, a criança e a família.
Através do levantamento epidemiológico podemos observar que há um aumento do hábito de higiene oral, diminuição do uso da mamadeira noturna e uma maior adesão à amamentação exclusiva.

autora do Projeto: Drª Luciana R.Andery Amorim (Dentista do USF FERNÃO)