Azul como a Liberdade

11 votos

 

O espetáculo ítalo-brasileiro Azul como a Liberdade, montado pelo grupo Accademia della Follia em parceria com artistas brasileiros, entre eles usuários e profissionais do Hospital São Pedro, resultou em um novo projeto da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul.

 

A parceria da Secretaria Estadual da Saúde (SES) com o grupo teatral italiano Accademia della Follia resultou em um novo projeto de fomento cultural no Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP). As oficinas de teatro e dança iniciadas há três meses para o espetáculo conjunto Azul como a Liberdade serão mantidas no hospital. "Já estamos montando o texto da próxima peça que será encenada", informa a diretora de desinstitucionalização do HPSP, Fátima Fischer, que promove a iniciativa em parceria com a seção de Saúde Mental da SES.

Artistas profissionais, usuários-moradores e funcionários do hospital integram o grupo que se reúne três vezes por semana, e que agora passa a contar também com colaboradores de outros serviços da Rede de Saúde Mental, como os Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS).
Fátima Fischer explica que parte da motivação em manter o projeto se deve à grande adesão dos usuários. "A alegria das pessoas que participam do grupo nos indica que há algo de comum entre esse projeto e um dos princípios que trabalhamos na linha de cuidado, que é acessar o desejo do outro. Queremos que o usuário fale de si", afirma.
Para a psicóloga, há uma articulação entre arte e loucura capaz de tornar a expressão artística em um importante recurso de inserção social, aliado às práticas de desinstitucionalização do atendimento, preconizada pela Reforma Psiquiátrica. Como exemplo, ela cita um paciente do HPSP, cujo diagnóstico exclui a possibilidade de cura, e que, envolvido nas oficinas para a encenação da peça Azul como a Liberdade, desenvolveu a capacidade de apresentar toda a peça em condições de igualdade em relação aos artistas profissionais. "Não se trata de prescrição médica, as pessoas participam por desejo próprio", explica.

 

Azul como a Liberdade

Formado por ex-internos de hospitais psiquiátricos italianos, o grupo Accademia della Follia permaneceu três meses no Estado ensaiando com artistas, pacientes e funcionários do São Pedro, que passaram a integrar a trupe no Brasil. Como resultado, o espetáculo Azul como a Liberdade foi encenado no encerramento da Semana de Luta Antimanicomial, no dia 18 de maio passado, em palco montado no próprio hospital.
Com elenco de 20 atores e três músicos, e sob direção de Ana Dalbello, a peça relata histórias de vida em meio à estrutura manicomial e provoca os limites entre loucura e sanidade. Devido à grande procura, a SES promoveu apresentações extras na CCMQ, todas lotadas, no dia 23 de maio.

 

https://migre.me/eRfY3

Fotos: Nanda Duarte e outros