“Faço parte do SUS que dá certo” – Tatiana Caetano

15 votos

Depois de quatro anos buscando tratamento para a filha que, prematura, nasceu com uma sequela visual, a enfermeira Tatiana Caetano descobriu no SUS as respostas que precisava para a saúde da pequena Ana Luiza.
Cansadas de peregrinar na rede privada, mãe e filha buscaram a terapia visual na prefeitura municipal de Blumenau e de lá, se encaminharam para a Fundação Catarinense de Educação Especial, na capital . O trabalho da equipe multiprofissional do SUS escutou a mãe, observou e avaliou a pequena usuária que fará o acompanhamento no local.

A mãe da Ana Luiza trabalha há sete anos no SUS, no Ambulatório da Universidade Regional de Blumenau, que realiza mais de 1000 atendimentos por mês e é  campo de estágio para alunos de medicina da região. Ela trabalha com a  equipe de enfermagem em três frentes:  assiste a crianças com síndrome de down, orientando a família sobre o entendimento da síndrome, os cuidados e adaptações ao longo do ciclo de vida; com crianças e  adolescentes diabéticos, ela auxilia no controle, aplicação de insulina e já até divulgou na Rede HumanizaSUS uma experiência de cuidado singular entre ela e uma usuária de apenas quatro anos, que era avessa às injeções. E o resultado desse cuidado para a família, também foi relatado na RHS . 

Tatiana orienta ainda os grupos de gestantes para cuidados com o bebê, trabalho de parto e também na coleta do exame preventivo (Papanicolau). E foi cuidando de gestantes que ela começou a trabalhar no SUS , em 2005, no Hospital Santo Antonio, em Blumenau, atuando na sala de parto  por nove meses. “Gosto da área materno infantil, trabalhar com vidas chegando ao mundo é gratificante”, afirmou.

Seu principal desafio é o trabalho em rede. “Estou na atenção secundária, recebo a referência da atenção básica e às vezes é difícil a contra-referência, ligar a outros equipamentos sociais, como a área da assistência soial e educação.”, disse ela que  faz parte do Comitê Regional de Humanização,  se diz apaixonada pelo SUS desde a formação. “É o modelo que pode trazer mais justiça social, vencer as iniquidades. E a PNH atualiza os princípios do SUS e mostra que, com os dispositivos em funcionamento, como a cogestão, o trabalho junto às tristezas e dificuldades de quem busca o SUS fica mais leve”. “Faço parte do SUS que dá certo, pois procuro honrar a história do SUS, fazer com que as pessoas se apropriem desse direito à saúde e possam lutar por isso”, finalizou. Para conhecer mais a Tatiana e trocar experiências,  acesse o  perfil dela na Rede HumanizaSUS  . 

 

Faço parte do SUS que dá certo

A PNH possui um informativo eletrônico, o e-PNH,  enviado periodicamente por e-mail aos participantes das listas de discussão da PNH e acessível também neste link na Rede HumanizaSUS. Desde a metade de 2012, esse informativo traz uma coluna chamada Faço parte do SUS que dá certo, que estará disponível também  na Rede HumanizaSUS. Todo o conteúdo produzido será transformado em posts da Rede, o que amplia a divulgação do trabalho e da história de vida de quem contribui para a humanização do SUS. A cada edição, é possível  conhecer trabalhadores, gestores e usuários do SUS que contribuem para o SUS que dá certo, indicados pelos leitores!

Se você conhece alguém que faz parte do SUS que dá certo, indique pra gente! Envie o contato dessa pessoa que faz a diferença no SUS para [email protected] .