O Cuidar nos Terreiros

19 votos

No dia 25 de outubro de 2012, em Brasília,  a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras em parceria com o Departamento de DST-AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde lançou o vídeo O Cuidar nos Terreiros. O vídeo já foi lançado em diversas capitais brasileiras, e através de um rico documentário  mostra a diversidade cultural das religiões de matriz africana e a sua visão de mundo integradora que pode auxiliar nos processos de equilíbrio das pessoas.

A temática central é a prática de cuidados nos terreiros e a importância deles como espaço de preservação de um acervo cultural visualizado por meio das línguas, dos cânticos, das lendas, da utilização das folhas, das vestimentas e do cuidado com a natureza.

O documentário é um reconhecimento dos terreiros como espaços de promoção à saúde, o direito humano à saúde, o respeito às orientações sexuais, o cuidado e o acolhimento  às pessoas vivendo com Aids e a participação das lideranças de terreiros nos espaços de controle social.

Através de  falas emocionadas e imagens belíssimas, os pais de santos  abordam a necessidade do cuidado, do acolhimento, do aconchego das pessoas que estão em vulnerabilidade, necessitando de ajuda. Um rico material que nos ajuda a (re)pensar as nossas práticas de cuidado.