Seminário Centro-Oeste de Humanização é na próxima semana em Brasília
Atividade apoiada pelo PNUD reúne trabalhadores, gestores e usuários do SUS da região centro-oeste do Brasil
160 profissionais de saúde de todos os estados da região centro-oeste do Brasil estarão reunidos nos dias 20 e 21 de junho, em Brasília – DF para discutir as ações de humanização do SUS. O Seminário Centro-Oeste de Humanização reúne representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde, trabalhadores, movimentos sociais, usuários do SUS, apoiadores e estudantes.
A programação do seminário está organizada em três eixos temáticos: o método do apoio institucional na inseparabilidade entre a cogestão e a clínica ampliada; a transversalidade nas redes de atenção e gestão da saúde e os movimentos sociais na política pública. O evento faz parte de uma série de seminários regionais que a PNH vem desenvolvendo desde o fim do ano passado para mapear o panorama da humanização nos diferentes estados brasileiros. O evento é importante para fortalecer a humanização nos serviços de saúde da região centro-oeste, bem como dar oportunidade para que os usuários e movimentos sociais participem das discussões em saúde. As cidades de Natal – RN, Vitória – ES e Manaus – AM foram sede dos seminários nordeste, sudeste e norte, respectivamente. Na próxima semana acontecerá também o Seminário Sul de Humanização, em Santa Maria – RS.
O coordenador nacional da PNH Gustavo Nunes de Oliveira afirma que os eventos regionais possibilitam a construção da agenda estratégica da Política de Humanização para o SUS. A atividade acontece no Hotel Nacional e é realizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização, com apoio do Programa Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A Secretaria de Saúde do Distrito Federal é parceira na realização do Seminário.
Sobre a Política Nacional de Humanização
A Política Nacional de Humanização completa, 10 anos de atuação no Sistema Único de Saúde em 2013. Sua proposta é alterar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS, de modo que cada um deles se reconheça como parte do SUS e contribuam para suas melhorias. Com um grupo de apoiadores atuando em todo o território nacional , o trabalho da PNH se baseia no apoio institucional a Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Secretarias Estaduais de Saúde (SES), Hospitais, Coletivos e Regionais , além da formação de gestores, trabalhadores e usuários.
Acolhimento, gestão participativa e cogestão, clínica ampliada, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários e ambiência são as diretrizes que embasam a PNH e se materializam nos serviços de saúde através de diferentes dispositivos para se melhorar o trabalho em saúde: Acolhimento com classificação de risco (que inverte a lógica de atendimento por ordem de chegada, mas de acordo com a vulnerabilidade e o risco do usuário do SUS), colegiados gestores (que democratizam as decisões), garantia de visita aberta e direito ao acompanhante, projetos de ambiência que contam com a experiência cotidiana dos trabalhadores para as reformas da infraestrutura do serviço de saúde, entre outros.
Serviço
Seminário Centro-Oeste de Humanização do SUS
Data: 20 e 21 de junho de 2013
Local: Hotel Nacional Brasília – DF.
Programação em anexo.