Projeto “Cuidando de Você”: Humanização e Qualidade de Vida para os colaboradores do Prédio da Administração do HC

13 votos

A Rede Humaniza do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) desde sua constituição, em 2010, desenvolve projetos e ações voltados à Humanização de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) e da Política Estadual de Humanização (PEH). A Rede Humaniza HCFMUSP é formada pelo Núcleo Técnico e Científico de Humanização (NTH) e os Grupos de Trabalho de Humanização das unidades que compõem o complexo HCFMUSP.

O NTH assessora a Administração Superior do HCFMUSP para o desenvolvimento do conceito e prática da Humanização na gestão. Desde a criação do NTH formou-se um grupo com representantes dos Núcleos da Superintendência, de modo a compor o Grupo de Trabalho de Humanização do Prédio da Administração (GTH-PA): Núcleo Econômico-Financeiro, Núcleo Especializado em Direito, Núcleo de Infraestrutura e Logística, Núcleo de Gestão de Pessoas, Núcleo de Comunicação Institucional, Núcleo de Informação em Saúde, Núcleo de Planejamento e Gestão, Núcleo Técnico e Científico de Humanização, Núcleo de Engenharia e Arquitetura Hospitalar e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

O GTH-PA se reúne mensalmente para discutir de forma sistêmica diretrizes políticas, projetos e ações corporativas alinhadas à Humanização. Deste grupo emergiu a necessidade do desenvolvimento de um projeto para os colaboradores do Prédio da Administração (PA); desta construção coletiva é que surgiu o Projeto “Cuidando de Você”.

O Projeto “Cuidando de Você” foi desenvolvido e pensado para os colaboradores do PA e Anexos, e objetiva por meio da Humanização melhorar a Qualidade de Vida no Trabalho, promovendo atividades que propiciem bem estar, integração, valorização, reconhecimento da subjetividade e estabelecimento de diálogo. Em uma perspectiva organizacional, o projeto também se alinha ao modelo da Gestão Brilho nos Olhos do HCFMUSP, para valorização dos colaboradores.

Para identificação de interesse e mapeamento de necessidades por parte dos colaboradores do PA e Anexos (público alvo do projeto) foi realizada a pesquisa “Humanização e Qualidade de Vida no Trabalho”. A pesquisa realizada em dezembro de 2012 teve 208 respondentes únicos, o que representa um índice de retorno de aproximadamente 40% do total de profissionais do PA com email institucional e que receberam a pesquisa pelo correio eletrônico.

O resultado com expressivo índice de retorno demonstra interesse no projeto e serviu para o planejamento das atividades de acordo com as propostas melhores avaliadas; são elas: Palestras sobre assuntos gerais, Descanso, Ginástica Laboral, Massoterapia e Biblioteca. A maioria dos respondentes da pesquisa disseram estar dispostos a disponibilizar em média uma hora por semana para participar das atividades, preferencialmente entre 11h00 e 14h00.

O Projeto “Cuidando de Você” prevê a criação de um espaço vivencial voltado ao cuidado do colaborador como um recurso institucional que, na perspectiva da Humanização, promove a qualidade de vida do trabalhador (QVT). Duas propostas avaliadas como muito boas na pesquisa foram iniciadas independente de local específico e verba: palestras e biblioteca.

• Palestras: mensalmente, começando em abril de 2013, serão realizadas palestras nos auditórios do Prédio da Administração, conforme os temas de maior interesse levantados na pesquisa aplicada. A organização das palestras é resultado da parceria entre o Núcleo de Gestão de Pessoas (componente do GTH-PA) e o Núcleo Técnico de Humanização (coordenador do GTH-PA), com apoio de todos os demais Núcleos que compõem o GTH-PA.
A Palestra inaugural intitulada "Tempo de Cuidar", ministrada pelo respeitado psicanalista Walmir Cedotti, trouxe reflexões sobre o indivíduo além do trabalho e promoveu o debate do tema com o público do PA, o qual lotou o auditório.

• Biblioteca PA Cultural: iniciou-se uma campanha de doação de livros entre os colaboradores do PA a fim de compor uma pequena biblioteca. Os livros foram disponibilizados para retirada em espaço localizado na recepção do 3° andar do PA. Os livros podem ser lidos durante os intervalos de trabalho, ou, se o leitor colaborador preferir, pode levar pra casa e devolver quando quiser. O Núcleo Técnico de Humanização é responsável pelo recebimento e registro das doações, além do controle das retiradas através de livro ata.

A campanha de doação de livros, iniciada no mês de abril de 2013, em menos de um mês recebeu aproximadamente 218 livros, doados majoritariamente pelos próprios colaboradores do PA. Neste mesmo período, foram retirados para leitura quase 100 títulos.

Com este projeto espera-se contribuir para o desenvolvimento da cultura da humanização, por meio do exercício de ação solidária entre as pessoas no cotidiano de trabalho.

Por: Izabel Rios, Gabriela Zemel e Pedro Resende, do NTH.