DIA NACIONAL DA CARDIOPATIA CONGÊNITA 12.06 NO HOSPITAL E MATERNIDADE MARLY SARNEY

11 votos

       DIA DA “CONSCIENTIZAÇÃO DA CARDIOPATIA CONGÊNITA”

Para a gerente de enfermagem Cleidimar Cutrim o "12 de Junho Dia da “Conscientização da Cardiopatia Congênita” o Hospital Maternidade Marly Sarney  estará capacitando profissionais de saúde para realização do teste do coraçãozinho nos setores: Centro Cirúrgico, Alojamento Conjunto e UTI Neo entre 24  e  48 horas  após o nascimentoEvitará que as crianças com problemas cardíacos graves deixem o hospital sem um diagnóstico, o teste do coraçãozinho é apontado como uma alternativa.

Trata-se de exame simples, indolor e rápido que deve fazer parte da triagem de rotina de todos os recém- nascidos. No teste, um sensor é aplicado no pé e mão direita para aferir a oxigenação dos membros superiores e inferiores. “Se registramos uma medida de oximetria menor que 95% em qualquer membro ou uma diferença de três pontos percentuais entre os membros superiores e inferiores devemos suspeitar de uma cardiopatia crítica.” Em caso de suspeita, um ecocardiograma deve ser solicitado.

Vamos aproveitar a proximidade do dia 12/06, eleito o dia nacional da cardiopatia congênita, para divulgar esta campanha e reforçar esta prática tão simples, mas que pode ajudar a salvar vidas!"