PNH apoia 15 hospitais do SOS Emergência

11 votos


Visualizar Hospitais apoiados pela PNH SOS Emergência em um mapa maior

 

 

 

 

A Política Nacional de Humanização inicia, no mês de junho, uma nova forma de apoiar as equipes no Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar de 15 hospitais prioritários do Programa SOS Emergência, do Ministério da Saúde.

A proposta é produzir um diagnóstico sobre o acolhimento nesses hospitais e, a partir dele, buscar estratégias para construir um Plano de Ação da PNH que fortaleça o trabalho do SOS Emergência e melhore o acesso dos usuários. O instrumento utilizado para a tarefa é o Questionário de Diagnóstico Compartilhado, produzido pelo apoiador da PNH Carlos Gama, e busca saber o grau de implementação de ações de humanização para nortear as metas e ações para gestores e profissionais.

Os Questionários para Diagnóstico Compartilhado da Atenção Hospitalar devem ser utilizados em até um mês, com uma ou mais reuniões, e seu conteúdo aborda desde a avaliação das unidades de produção hospitalares, a questões que podem determinar a democratização da gestão e promover a clínica ampliada. Para Gama, é  preciso colocar em discussão na equipe, além de uma avaliação de seus resultados, questões sobre a formação de vínculo e responsabilidade pela população, a forma de acesso ao cuidado, aorganização da clínica e da agenda, o acolhimento e classificação de risco, a elaboração de projetos terapêuticos singulares, o conhecimento do território e de suas potencialidades e fragilidades,a interação com a atenção secundária e com a rede básica de saúde, a existência de indicadores avaliativos, de organização da equipe em torno de projetos, de formação de compromissos e contratos na equipe, de gestão colegiada e compartilhada, entre outros temas.

Os hospitais do SOS Emergência apoiados pela PNH são: Hospital Santa Marcelina ( São Paulo – SP), Hospital Federal de Bonsucesso, Hospital Federal do Andaraí ( Rio de Janeiro – RJ), Hospital Geral Roberto Santos ( Salvador – BA), Hospital Getúlio Vargas ( Recife – PE), Hospital de Urgências de Sergipe João Alves Filho ( Aracaju – SE), Hospital Geral do Estado Dr. Osvaldo Brandão Vilela ( Maceió- AL), Instituto José Frota (Fortaleza – CE), Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha ( Teresina – PI), Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ( Porto Velho – Rondônia), Hospital e Pronto Socorro João Lúcio Pereira Machado ( Manaus – AM), Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência de Ananindeua (Ananindeua – PA), Hospital de Base (Brasília- DF), Hospital de Urgência de Goiânia (GO), Hospital e Pronto – Socorro Municipal de Cuiabá (MS). O apoiador da PNH em cada território vai acompanhar a discussão do Diagnóstico Compartilhado e seu preenchimento para gerar reflexão sobre o processo de trabalho e informações qualificadas sobre a implementação de ações de humanização na unidade.

 

Diagnóstico Compartilhado

A estratégia de Questionários de Diagnóstico Compartilhado foi criada no Curso de Gestão Hospitalar do Hospital Municipal Odilon Behrens em Belo Horizonte – MG, para as Unidades de Produção dos hospitais com atenção direta aos pacientes (Ambulatórios, Enfermarias, Unidades de Urgência e Emergência, Blocos Cirúrgicos, Obstétricos, Unidades de Terapia Intensiva, Berçários, etc.), e também nas que executam atividades meio (Comissão de Controle de Infecções Hospitalares, Serviço de Arquivo Médico e Estatística, Central de Material e Esterilização, Lavanderia, Farmácia, Banco de Sangue, Banco de Leite, Engenharia Clínica, etc.) e unidades de produção administrativas (Licitação, Protocolo, Almoxarifado, etc.). O Diagnóstico foi utilizado também por alunos do curso de Gestão Hospitalar promovido pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), para várias instituições hospitalares do Brasil, em 2006 e também nos cursos de Gestão Hospitalar promovidos pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) para os hospitais de Mato Grosso do Sul e Sergipe. Cabe destacar que os Questionários não são uma avaliação da atenção hospitalar ou das equipes, nem avaliam a qualidade do serviço, mas estimulam a conversa sobre pontos que podem interferir no cuidado em saúde e são instrumento que facilita a cogestão nas equipes.

 

Histórico da parceria

Desde o ano passado, a PNH vem se articulando com o Programa SOS Emergência e em março de 2013, pesquisa de satisfação dos usuários nesses hospitas demonstrou a dificuldade de implantação do SOS Emergência. Em reunião entre a coordenadora do SOS Emergência Ana Augusta Pires Coutinho e o coordenador da PNH Gustavo Nunes de Oliveira, foi acordado então que a PNH poderia auxiliar na organização do processo de trabalho. Em abril, uma oficina experimental reuniu apoiadores da PNH e profissionais do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar no Hospital de Urgências de Sergipe para iniciarem a construção do Plano de Ação para o SOS Emergênca.

O SOS Emergência foi lançado em 2011, como uma estratégia do Ministério daSa;ude para qualificar a gestão e o atendimento no SUS, com ações que abrangem o acolhimento com classificação de risco, gestão de leitos e a adequação da estrutura e do ambiente hospitalar.