O MOVIMENTO PRO-SAÚDE DO DF SE REORGANIZA
Recebi este convite de uma trabalhadora da rede do DF, vamos divulgar em nossas redes!
Fundado há 22 anos o Movimento Pro-Saúde Mental do DF, nesse longo período de luta, atuou em diferentes conjunturas políticas e num Distrito Federal que passou por profundas modificações demográficas (enorme crescimento populacional e criação de grande número de regiões administrativas). Enfrentou, na maior parte do tempo, condições extremamente desfavoráveis à implantação da Reforma Psiquiátrica e de uma rede de serviços abertos às pessoas que se encontravam com sua saúde mental fragilizada e comprometida. Seus militantes não mediram esforços para superar essa situação e se manterem organizados e atuantes.
Avaliamos que, no momento atual, a situação política no DF mostra-se mais favorável à superação dos impasses vividos até então, tanto em nível governamental como ao nível de nossa organização como movimento social.
Inicia-se no DF a implantação de uma rede de serviços abertos de atenção em Saúde Mental e nosso Movimento encontra-se revitalizado com a articulação de múltiplos e novos atores e instituições que se mantiveram ou aderiram à luta antimanicomial e à atenção desinstitucionalizada (antigos militantes, novos profissionais, Universidades, Ongs, Conselhos Profissionais, defensores de direitos humanos).
Reunidos, semanalmente, nos últimos três meses, planejamos e realizamos a comemoração do 18 de maio – dia da luta antimanicomial. Avaliamos e repensamos nosso Movimento e DECIDIMOS POR SUA REORGANIZAÇÃO.
PARA CONSTRUIRMOS COLETIVAMENTE NOSSO MOVIMENTO DECIDIMOS REALIZAR NO DIA 29 DE JUNHO UM ENCONTRO PARA O QUAL CONVIDAMOS NOSSOS ANTIGOS E NOVOS MILITANTES.
– Dia: 29/06/2013 (sábado).
– Horário: 8h às 13h.
– Local: ANANKÊ – SCRLN 712/713 – Bloco C – Lojas 4 e 5, Asa Norte Brasília
– Programação:
– 8h às 9h30 – Tema: Histórico da Luta Antimanicomial e do Movimento Pró-Saúde Mental do DF. Composição da mesa: Eva Faleiros – Mvt Pró-Saúde Mental DF (sobre o Movimento a nível do DF) e Heloíza Massanaro – Renila (sobre o Movimento a nível Nacional)
– 9h45 às 10h45 – Tema: Atual cenário e a reorganização do Movimento. Composição da mesa: Lúcio Costa (pontuará e apresentará a atual formatação do Movimento e a proposta de reorganização) e Ingrid Quintão (inscrições para inferências sobre o novo formato).
– 11h às 11h45 – Momento livre de composição das comissões e do colegiado.
– 12h às 12h45 – Apresentação da nova coordenação do Movimento (palavra aberta para os novos componentes).
– 12h50 às 13h – Discurso de fechamento do evento.
AJUDE A DIVULGAR!!! VENHA SOMAR!!!!
Por Sabrina Ferigato
Excelente iniciativa!
O movimento pró-saúde mental do DF pode contar com a Rede Humaniza SUS e sua equipe de editores/cuidadores não apenas para divulgar o evento, mas para manter vivas as articulações realizadas nesse encontro. Convidamos todos seus participantes a inscreverem-se na RHS e poder manter aberto mais um canal de comunicação e diálogo entre o movimento e a rede de saúde ampliada.
Abraços
Sabrina