CIDADE DE CANINDÉ-CE RECEBE A CARAVANA DA EQUIDADE E EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE

12 votos

A cidade de Canindé, Ceará, foi a primeira a receber a Caravana da Equidade e Educação Popular em Saúde. Durante todo o dia 11 de Junho de 2013, as ações da Caravana aconteceram em culminância com a inauguração da "Casa da Mulher", importante equipamento instalado no município (que vai ao encontro das políticas de equidade e educação popular), para promover e desenvolver as políticas públicas voltadas para as mulheres.

O coletivo das Cirandas da Vida e parceiros foi acolhido pela Primeira Dama, Sra. Esperanza Hernandes Crisóstomo e pela Coordenadora da Casa da Mulher, Sra. Ana Maria Cruz dos Santos. Como parte da programação de inauguração ocorrida na rua, as Cirandas da Vida apresentaram o Ato Cenopoético que abre a Caravana: "De Sonhação a Vida é Feita, Com Crença e Luta o Ser se Faz". As imagens que compõem a presente postagem dão conta do movimento vivo que foi a passagem da Caravana pela cidade de Canindé.

Durante a parte da manhã, a Caravana e o povo na rua, a entrega simbólica e concreta, por parte da Gestão Municipal de Canindé, de um importante equipamento à população; e a Caravana da Equidade e Educação Popular mandando o seu recado, com linguagem e expressão da cultura popular, para apresentar a mais nova "filha" das políticas de saúde, qual seja, a Política Nacional de Educação Popular em Saúde.

Cidadãos e cidadãs, trabalhadores, Preceptores e Residentes, Gestores e os Movimentos, juntos e misturados, na via pública, para receber esta boa notícia e assumir compromissos frente aos desafios da Saúde Coletiva.

A Sra. Esperanza Hernandez, em sua fala destacou a importância do momento e o compromisso da Gestão Municipal com as políticas do SUS. Ressaltou ainda a alegria de poder anunciar que a cidade de Canindé, através da Gestão e dos movimentos vai dar continuidade ao processo das políticas de promoção da equidade.

A cultura local foi também evidenciada durante toda a manhã, através da dança (que tematizou a força e a leveza da mulher). Outro ponto que marcou a manhã foi a presença popular e serena do Padre Moacir Cordeiro Leite, um dos fundadores das Comunidades Eclesiais de Base, no Ceará, que convidou a todos e todas para fazer, com ele, a benção das instalações da Casa da Mulher.

Na parte da tarde, a programação da Caravana prosseguiu com os Círculos de Cultura. Através das palavras geradoras, as pessoas construíram, de forma coletiva, as suas sínteses criativas, na perspectiva do "Que fazer" para dar continuidade ao movimento que a Caravana veio anunciar. Foi constituído um Grupo de Trabalho Local que passa a assumir a animação e mobilização do processo. Cada imagem do álbum ora publicado expressa um momento e o intenssíssimo movimento que marcou a passagem da Caravana da Equidade e Educação Popular em Saúde pela Cidade de Canindé

A Caravana da Equidade e Educação Popular em Saúde é uma ação das Cirandas da Vida, em conjunto com a Associação dos Jovens de Irajá e Web Rádio AJIR, em parceria com o Ministério da Saúde. A Caravana está percorrendo 20 municípios das Macro Regiões de Saúde do Ceará, para articular e mobilizar com vistas à implementação das Políticas de Equidade e a mais nova política de saúde: a Política Nacional de Educação Popular em Saúde. A Estratégia Cirandas da Vida é vinculada a Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.