Portal sobre Saúde Mental: (En)Cena é relato de experiência em revista

12 votos

Por Rodrigo Correia

O relato “A arte (en)cena: humanização & loucura” traz a trajetória do Portal (En)Cena narrada a partir da experiência da equipe que atua na proposta desde seu início, em 2011. Publicado recentemente na Revista Virtual Polis e Psique, o texto foi produzido ainda em 2012. A revista tem periodicidade semestral.

No Total, foram publicados na edição atual (volume 2, número 3) da revista, outros dez trabalhos de pesquisadores da área da Saúde Mental, com panoramas sobre diferentes assuntos relativos ao tema como: políticas de humanização, apoio matricial e redução de danos.

A experiência da equipe do (En)Cena traz as características do portal, destacando que a proposta de congregar manifestações artísticas sobre o tema da loucura, na forma de textos, imagens e áudios é o fio condutor do website. Como resultado, essa contribuição “se traduz em novos olhares e novas formas de pensar, de pesquisar, de ensinar e de atuar no campo da Saúde Mental que fomentam a transversalidade, o protagonismo e a tríplice inclusão; princípios esses estruturantes da Política Nacional de Humanização”, traz o relato.

O trabalho também traz a conceituação das seções de publicação dos trabalhos enviados ao (En)Cena e explica as categorias a que os visitantes do trabalho tem acesso. A perspectiva, segundo o relato, é possibilitar um contato com o tema da loucura a partir de múltiplos olhares, garantindo que visões não hegemônicas possam ser divulgadas e apreciadas.

A interação com a arte completa a narrativa da equipe do portal, mostrando que a experiência que (En)Cena proporciona é, antes de tudo, um palco para experimentações e esforços em prol de pensar e agir sobre assuntos do cotidiano.

O mesmo relato também irá compor material impresso produzido pelo Ministério da Saúde. O trabalho foi aceito para publicação nos Cadernos HumanizaSUS, que congregam diversos trabalhos da área da saúde.

Fonte: Portal EnCena