Entrando na Rede HumanizaSUS: minha 1ª reunião

10 votos

13 de junho, 15 horas: dia de reunião do conselho gestor da UBS Nova Jaguaré, na sala 25.

 

De todo encontro, recheado de informes e esboços de ações futuras, destaco, em especial, o que ouvimos de uma das 23 pessoas presentes, a Dona Marlene que, pelo que me contaram, conhece não só o cotidiano da unidade, como boa parte dos moradores, com quem conversa para saber sobre a realidade da saúde do bairro.

Sem medo das palavras, olhando firme para cada um de seus colegas conselheiros ela disse: nós todos precisamos entender algumas coisas muito importantes. Nós não estamos aqui para exigir ser tratado diferente dos outros, muito menos para mandar nos funcionários. Isso não está certo. Nós estamos aqui para trabalhar. Vocês estão me entendendo? Isto aqui é um serviço! 

Dona Marlene só não usou a expressão “abuso de poder”, mas nem precisou, porque as ilustrações e comentários do grupo mostraram que todos sabem o que isso significa e parecem estar dispostos a tratar mais diretamente sobre o assunto com todo aquele que venha a se colocar nesse lugar de privilegiado.

A par dessa chacoalhada, que serve não só para a área de promoção de saúde, como para todas as demais instâncias que envolvam interessados, de fato, em estabelecer relações humanas de verdade, nosso grupo ficou com uma tarefa muito objetiva: definir, dentre tantas urgências, quais serão as futuras ações de curto, médio e longo prazo para a nova gestão.

Belo encontro! Para mim que estou chegando, ficou evidente que dentre as ações de curto prazo, a Unidade Básica de Saúde Nova Jaguaré precisa ter a sua história documentada.

Saber quem é quem, recuperar os inícios do movimento em defesa da saúde no bairro, o que já conseguiram juntos por essa causa, certamente servirá para conhecermos histórias pessoais emocionantes, como, principalmente, poderá servir como instrumento político importante para as próximas tarefas que temos pela frente.