Uma leitura para reflexão, sensibilização e mobilização acerca do dia 18 de maio.

12 votos

Mediante a importância do dia 18 de maio, e dada a abrangência dos temas lembrados nesse dia, em várias localidades do Brasil presenciamos os esforços e interesses de várias pessoas e grupos em promover atividades que não deixam esse dia passar em branco. No artigo do mês de maio, o Coletivo CONCIES, apresenta uma discussão sobre o dia 18 de maio, com interesses de sensibilização e principalmente reflexão sobre esse dia, e as conquistas que ele representa.

''O dia 18 de maio é lembrado por dois movimentos sociais reivindicadores de direitos, cidadania e envolvimento de toda a comunidade. São dois temas de extrema importância, que trazem a necessidade de sensibilização e mobilização da sociedade: o “Dia Nacional da Luta antimanicomial” , data onde é lembrada a luta do Movimento pela Reforma Psiquiátrica, que possibilitou mudanças na assistência da saúde mental; e o “Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual Infanto Juvenil”, que propõe envolver a sociedade brasileira no enfrentamento da violência sexual infantojuvenil. Dada a importância do envolvimento da comunidade e dos serviços públicos frente a esta data, como também para o fato de que várias manifestações e atividades são realizadas em nível nacional, o objetivo deste artigo é relatar uma experiência de conscientização da população do município de Paranaíba – MS. O evento contou com a participação de profissionais da rede pública de saúde e da assistência social, bem como da comunidade local. Através de atividades teatrais, oficinas artesanais, rodas de conversa, exibição de filmes curta-metragem, brinquedoteca, materiais informativos, dentre outros, o evento proporcionou, de maneira exitosa, pôr em pauta discussões e reflexões acerca dos referidos assuntos.''

Confiram o artigo completo na página de artigos, no site do Coletivo CONCIES, disponível no link abaixo:

https://concies.com.br/artigos_15.html

Na página do coletivo no facebook é possível visualizar as fotos do evento do dia 18 de maio, que possibilitou o relato dessa experiência nesse artigo do mês que estamos divulgando.

https://www.facebook.com/grupoconcies

E aguardem, novidades e mudanças estão por vir ainda nesse mês.

Boa leitura!