“Programa Envelhecimento Saudável” – InCor “Amigo do Idoso”

12 votos

“O Brasil hoje é um país jovem de cabelo brancos (VERAS, 2009).” A cada ano, 650 mil novos idosos são incorporados à população brasileira, a maior parte com enfermidades crônicas onerosas e alguns com limitações funcionais que perduram por anos, exigindo cuidados constantes, medicação contínua e exames periódicos (WONG e CARVALHO, 2006). Em São Paulo, a população idosa já atinge mais de 4 milhões de pessoas, representa mais de 10% da população (1.200.000 pessoas) e consome mais de 25% dos recursos de internação hospitalar do SUS (DATASUS, 2009). 

Sendo assim, o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor-HC-FMUSP) lança o Programa Envelhecimento Saudável com o objetivo de dar uma atenção integral, adequada, de qualidade e humanizada aos idosos.

O “Programa Envelhecimento Saudável” foi colocado em curso em fevereiro deste ano, voltado para preparar o hospital para acolher cada vez melhor as necessidades específicas dos pacientes idosos. Nesta primeira fase, que se estendeu de fevereiro a abril de 2013, a equipe do Programa coordenado pelo Sistema Integrado da Qualidade esteve concentrada no diagnóstico destas necessidades, segundo a visão do próprio paciente idoso e da equipe de enfermagem que o assiste. 

Para tanto, foram organizadas, numa primeira etapa, reuniões semanais, ao longo dos três meses, com grupos de seis a oito pacientes. Durante os encontros, eles responderam um questionário, para a identificação do perfil do idoso paciente do InCor e de sua percepção sobre a adequação da infraestrutura do hospital e da qualidade do relacionamento da equipe de atendimento às necessidades do idoso. Houve também espaço para propostas de melhorias, na opinião deste público.

 

A segunda etapa envolveu a consulta à equipe de enfermagem das Unidades de Internação dos 7º e 8º andares, por meio de outro questionário, desta vez, para colher a percepção destes profissionais sobre os mesmos quesitos. A entrega dos questionários preenchidos pela equipe aconteceu no dia 29 de abril, num evento de congraçamento, na cúpula do 10º andar do Bloco II. 

Além de degustarem um saboroso café, os funcionários que entregam o questionário concorreram ao sorteio de 4 rádio-relógios e 2 celulares, doados ao Programa pela Coopincor. O sorteados foram: Francisca Elainy Fama Leite e Glaucia Santos Sali de almeida, que ganharam o aparelho celular; Debora Cavalcanti, Julia Nishida Ono, Luciana da Silva Alves e Sonia Regina do Amaral agraciadas com o rádio-relógio.
Todas estas atividades contaram também com o apoio dos Amigos do Coração.

Por: Equipe do Programa Envelhecimento Saudável

Adaptado de:
https://www.incor.usp.br/sites/newsletter/index.php?option=com_content&view=article&id=137:incor-amigo-do-idoso&catid=106:destaques-da-semana-6-a-10-de-maio-de-2013