Percebo no meu dia a dia o quanto o trabalhador do SUS necessita de acolhimento.
Falta humanização, escuta, respeito. E eu pergunto, o que o Gestor pode esperar desse trabalhador?
Como transmitir ao cliente um trabalho humanizado se não o recebemos?
Sou teimosa, e ainda acredito em uma Gestão Pública repleta de líderes do bem! Espero ainda poder vivenciar isso.
9 Comentários
Faça login para comentar e recomendar este post a outros usuários da rede.
Prezada Eliana, seja bem vinda á Rede HumanizaSUS!
Muito pertinente a sua reflexão!
A HumanizaSUS como uma política transversal prevê a humanização como a valorização de todos os sujeitos implicados na produção de saúde: usuários, gestores e trabalhadores. Assim, defende a oferta de um atendimento de qualidade articulando os avanços tecnológicos com acolhimento, com melhoria dos espaços de cuidado e com a saúde do trabalhador. E a saúde do trabalhador implica em fazer circular a palavra entre os trabalhadores, democratizar as decisões, promover ambientes acolhedores evitando o adoecimento, dentre outras ações. Enfim, cuidar de quem cuida. E vamos chegar lá!
Um abraço!
Emília
Por Eliana Ronque
Olá Emília, obrigado pelo comentário super bem-vindo. Estou no último ano de Gestão Pública e claro que a teoria é bem diferente da prática. Mas todos os dias penso que "só por hoje" não vou reclamar ou contestar as práticas antigas/atuais de gestão. Penso como você, um dia "vamos chegar lá!
Abraços!
Olá Eliana
Concordo plenamente com vc.
Concordo tanto que é exatamente esse trabalho que venho desenvolvendo em Engenheiro Paulo de Frontin – RJ desde 2012: "Cuidando do Cuidador". Nossa primeira etapa aqui antes de implantar qualquer protocolo da PNH foi sensibilizar as equipes, oferecer escuta, motivar e cuidar de sua saúde física e principalmente a mental.
Veja as ações que estamos realizando desde 2012 no perfil no face: Saúde Engenheiro Paulo de Frontin e no meu site: http://www.candidafernandes.com.br.
E eu vou mais além… posso garantir que todo o trabalho de humanização na saúde só terá resultados sustentáveis e efetivos quando internalizarmos a urgência da mudança de padrões, crenças e valores dos próprios gestores e promotores da saúde. E isso se dá com atenção à subjetividade.
Trabalho com a PNL (programação Neurolinguística) e técnicas voltadas a mudança e qualidade de vida.
Tenho falado em Coletivos e encontros sobre nosso trabalho. Esse mês saímos na revista do COSESMS – Rio. Veja vc mesma e espero que eu possa inspirá-la a pegar de vez essa bandeira conosco.
Dou consultorias e também promovo workshops, palestras e dinâmicas.
Um forte abraço
Por Eliana Ronque
Candida Fernandes, primeiro obrigado pela atenção, quero te dizer que surgiu um sorriso em minha face ao ler seu comentário, por isso também lhe sou grata. Veja como o tema é contraditório, tanto que seu trabalho tenta sensibilizar os próprios Gestores. Creio não ser fácil quando não se consegue a "parceria" necessária para a prática da proposta, mas já é um começo.
Abraços e Parabéns pela sua Coragem!
Por Audir
Eliana,
Agora sei q que e quem se refere,,,,,,vamos mudar isto é uma questao de tempo…… e acredito q esta mais proximo q vc possa pensar…. e os os padrinhos da HUMANIZADA diretor verem q fria entraram…. eles ja estao sabendo….
Nós … VC, Eu e os outros nosso colegas de trabalho, iremos HUMANIZAR, nosso ambiênte de trabalho.
Estamos na etapa final desde ciclo de deshumanizaçao em q vivemos la.
Paciência
Abçs
audir cominetti
Por Eliana Ronque
Olhar Audir estou contando os dias. Infelizmente, ou não, você pode presenciar hoje ao vivo e à cores, a ilustração do que escrevi no meu post.
Sei que não precisava ilustrar, pois você já imaginava. Mas pode ver com seus próprios olhos. E olha que eu estava no meu horário de descanso.
Mas acho que aquilo não foi falta de humanização, foi falta de respeito, de educação, comigo e com as outras pessoas presentes.
Peço desculpas pela falta de compostura daquela que se chama Gestora da Farmácia de Alto custo.
Abraços!
querida Eliana,
te mando o link abaixo, caso você ainda não conheça: texto de Regina e Beth sobre os trabalhadores da saúde. Um bálsamo!
https://www.unifesp.br/reitoria/pqv/textobethbarrosdadoraoPrazer.PDF
Por Eliana Ronque
Iza eu não conhecia o texto. Acabei de lê-lo e salvar na minha área de trabalho. Gostaria de compartilhar com os amigos do Cerest aqui de Piracicaba, tudo bem?
Obrigado!
Por Audir
oi, gostei do q escreveu,quem muda e humaniza o sistema é nós com posturas.
Vamos mudar
Abçs
audir