A CIPA como dispositivo de prevenção e promoção da saúde do trabalhador

13 votos

Quando se discute a qualidade nas atividades laborais, está embutida a Segurança do Trabalho e a Saúde Ocupacional. Nos espaços de trabalho, estas duas ações se entrelaçam e são essenciais para prevenirem os acidentes, o adoecimento e garantirem o bem-estar dos trabalhadores.

E quando se trata do ambiente hospitalar, pela sua natureza,  pelo uso de material bio médico, o acidente é um fato. Assim, a preocupação e o cuidado nesses espaços devem ser uma constante, no sentido de possibilitar os mecanismos necessários para minimizar essas possibilidades de riscos e adoecimentos dos trabalhadores.

Tanto a Constituição Federal quanto a Consolidação das Leis do Trabalho-CLT preconizam a implementação da segurança do trabalho e a saúde ocupacional nos ambientes de trabalho para evitar danos de toda ordem.

De acordo com a CLT,  nos seus artigos 162 a 165 e com a Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho, a CIPA é obrigatória em toda empresa com mais de 50 funcionários.

A CIPA constitui a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A CIPA também tem por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de risco, com a participação do maior número de trabalhadores e com a assessoria do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

O Ministério da saúde também vem apoiando a realização de ações, em conjunto com as CIPAS nos espaços de trabalho, para o estabelecimento de um  ambiente favorável às necessidades dos trabalhadores e dos usuários, na prevenção de riscos á saúde.

No dia 11 de junho, o  Hospital Infantil Lucídio Portella, com o apoio do seu Colegiado Gestor e do Grupo de Trabalho de Humanização, implantou a CIPA, na perspectiva de prevenção  e promoção de saúde dos seus trabalhadores. Na oportunidade foram empossados  os membros que comporá a CIPA, a qual terá como Presidente o funcionário José Sousa Lima (trabalhador do setor de Material e Compras),  e como Vice, a  Rosimeire Oliveira (trabalhadora do serviço do PABX)

Com esta iniciativa, o hospital dá mais um passo na direção da potencialização da saúde e da valorização dos trabalhadores na produção de saúde.

).