Participação dos Apoiadores nas Conferências Locais de Saúde

0 votos

Oi pessoal,

Aqui no DSEI Yanomami foram iniciadas as etapas das conferências locais de saúde. Devido ao acesso e as características do DSEI as reuniões demandam muito tempo contando o deslocamento, as reuniões e o retorno para a sede do DSEI. Com isso, não terei como participar de todas as etapas locais, mas estou participando das reuniões em regiões que consideramos prioritárias.

Na primeira etapa local a comissão de organização solicitou que eu apresentasse como está desenhado o atendimento de média e alta complexidade no DSEI Yanomami. Então aproveitei a oportunidade para abordar, junto aos indígenas, as questões relacionadas ao decreto 7508, as redes de atenção à saúde, como a população Yanomami poderia estar se inserindo nessas redes e a importância da participação do DSEI nas CIRs. Todas essas questões são novas para os Yanomami e tentei abordá-las da forma mais clara e simples possível… o que muitas vezes não é tarefa fácil!!

Aproveitei o momento também para buscar mais informações com os próprios indígenas e com a EMSI sobre o itinerário terapêutico percorrido pela comunidade na busca de atendimento à saúde para complementar a nossa cartografia, como solicitado na última oficina. Vale ressaltar que essa segunda abordagem foi mais individual (não em plenária).

Bom, estou compartilhando com vocês essa minha experiência na primeira etapa local como apoiadora e gostaria de saber como está a participação de vocês nas conferências, tendo em vista que vários apoiadores tem larga experiência nessas reuniões… para ver se estou no caminho certo!!!!

Abraços a todos!!!