O NADA QUE DIZ TUDO …

11 votos

A exibição de um cartaz em branco simbolizando um projeto arquitetônico de ambiência de um estabelecimento de saúde, apresentado por ocasião da realização do 2º Módulo do Curso de Formação-Intervenção de Apoiadores Temáticos em Ambiência na Saúde, representa “o nada que diz tudo”, como bem caracterizou a apoiadora do grupo do Centro-Oeste, Mônica Salgado.
“Isto é um protesto contra o – projeto padrão – de estabelecimentos de saúde!” salientou Maria Rodrigues Silva, arquiteta apoiadora de Goiânia. Embora se justifique a utilização do “projeto padrão” em alguns casos específicos, esta prática, quando aplicada de maneira rotineira, produz resultados catastróficos (sem exagero!) para trabalhadores do serviço e principalmente usuários (pacientes).
O cartaz em branco significa o início da co-gestão dos projetos arquitetônicos, que deve começar do “nada”. Apenas os co-gestores dos projetos arquitetônicos (gestores, trabalhadores e usuários) devem se apresentar e contribuir com os seus saberes. E no encontro destes conhecimentos, juntamente com as “ferramentas” do engenheiro/arquiteto, é que reside o “tudo”. Simples, assim. Porém um pouco complexo quando levamos para o nosso dia-a-dia e encontramos modelos de gestão hierarquizada, autoritária, vertical, … Estas barreiras precisam ser desmontadas… Estamos nos fortalecendo com argumentos, experiências vivenciadas e resultados positivos. Engenheiros(as) e arquitetos(as) vamos a luta!o cartaz em branco simbolizando o início da co-gestão de projetos arquitetônicos