Instituir Comissão Distrital de Investigação e Prevenção de Óbito Infantil e Fetal Indígena.
Bom dia Apoiadores,
Como está as discussões sobre Investigação e Prevenção do Óbito Infantil e Fetal Indígena no território? Aqui estamos realizando várias reuniões sobre o tema.Realizado contato com a AGEVISA, no setor Investigação de Óbito Infantil estadual, para as articulações necessárias ao trabalho em conjunto e ao encaminhamento das fichas de investigação preenchidas, solicitando assento de representante do subsistema de saúde indígena neste comitê.
Nas reuniões realizadas juntamente com o DIASI/DSEI foi Definido a criação de um Núcleo de Investigação e Prevenção do Óbito Infantil e Fetal Indígena e se começou a discussão da operacionalização na rotina das EMSI da Investigação dos óbitos infantil e fetal e realizar a investigação dos óbitos ocorridos.
Neste contexto, a RT do Diasi me informou que foi realizada anteriormente na gestão da FUNASA uma PORTARIA No- 883, DE 8 DE AGOSTO DE 2008, que
institui as Comissões Nacional e Distrital de Investigação e Prevenção do Óbito Infantil e Fetal Indígena.
Penso que nós apoiadores poderiamos pensar em trabalhar em comissões??? Coloco aqui a saber juntamente com vocês a sentir dificuldade em discussões mais profundas em relação … pois, quando estamos juntos em espaços coletivos com as equipes somos questionados…
Conversei com a área técnica de Saúde da Mulher/DASI, que sanou um pouco os questionamentos.
Bom penso que nesse espaço podemos deixar mais rico nas conversas sobre o tema.
Abraços,
Mariana
Apoiadora DSEI/VILHENA/RO
Por thiago felix
Oi Mariana, boa noite!
No DSEI-Médio Rio Solimões e Afluentes temos muitos problemas quanto as investigações dos óbitos. Até março deste ano não tínhamos um profissional exclusivo para vigilância epidemiológica, muito menos um núcleo de investigação de óbitos. O nosso DSEI abrange 14 municípios, destes nenhum possui comitê de investigação de óbitos.
A partir da contratação de uma profissional exclusiva para vigilância, alguns avanços aconteceram, como algumas oficinas do curso básico de vigilância ocasionando em uma melhora no índice de investigações de óbitos.
Estamos discutindo também a possível criação de um núcleo de investigação de óbitos no âmbito do DSEI, mas temos um problema, não temos se quer um médico contratado, não sei se poderíamos criar um núcleo que é diferente de um comitê sem a presença do profissional médico.Talvez algum de vocês possam me ajudar quanto a essa dúvida….Outra saída seria criar um comitê de investigação de óbitos no âmbito das regiões de saúde, talvez fosse interessante, o que vocês acham dessa saída….
Interessante também é a inserção do DSEI no Comitê do estado, estamos tentando essa possibilidade….
Abraço Mariana
Thiago Félix Prates
Apoiador / DSEI-MRSA