Experiência em CAPS II com Oficinas de Canto- Coral, Musicalização, Expressão Corporal, Violão.

13 votos

A música ♪♪ è a linguagem que se traduz em formas sonoras, capazes de expressar e comunicar sensações sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. (Brito1998/p.45)

  • Canto-Coral: têm a finalidade de motivação, exercícios de relaxamento, educação postural, reintegração social, devolução da auto- estima, releitura, comunicação, trabalho em grupo e de cooperação. Coral de uma maneira divertida e descontraída vem desenvolver no processo de aprendizagem através da linguagem musical, proporcionar aos alunos perspectivas, sonhos e desejos de continuar a aprender expressar-se e criar através da “Arte”. Construir repertória de suas vivências.

 

  • Expressão Corporal: Sentir texturas por meio do tato, identificar sons e imagens variados e explorar possibilidades corporais de criar e recriar sons. Adquirir noções de frente/trás, dentro/fora, perto/longe, por meio da expressividade do corpo, vivenciar ritmos diferenciados (rápidos, lento, e suas gradações) e poder expressar-se por meio da reprodução e criação de movimentos, gestos e falas, explorar descobrir e desenvolver movimentos manipulativos e variações de deslocamentos. Vivenciar diferentes posturas corporais (sentar, deitar, levantar, agachar, saltar, mobilizar, rolar) por meio de brincadeiras criativas. Criações de Coreografias expressivas para apresentações de datas especificas  como: Primavera, Dia da criança, Natal, etc…

 

  • Musicalização: tem a importância de desenvolver a criatividade através do processo de criação e produção espontânea. Um trabalho lúdico e espontâneo intuitivo e reflexivo. As canções par lendas, jogos de improvisação, sonorização de histórias, manipulação de objetos sonoros, construção de instrumentos com aproveitamento de sucatas, contato com a notação musical, trabalho sensório motor da voz/corpo, o treinamento auditivo e tantas outras possibilidades, são elementos fundamentais para desenvolver a musicalização, além da prática musical com instrumentos de percussão, Teclado, Flauta doce e Violão.]

 

  • Violão: Ensinar os elementos musicais, timbre, intensidade, duração, e altura. Criação musical ritmos pulsação, cifras, e repertório para apresentação. 

 

www.facebook.com/musicosdoelo

Leili Camargo