De acordo com o Ministério da Saúde, as Oficinas CAPS

12 votos

As oficinas terapêuticas podem ser:

1. Oficinas expressivas: São os espaços que proporcionam as atividades relacionadas com a expressão plástica como: desenho, pintura, argila, entre outros. Expressão corporal que envolve movimentos com o corpo como: ginástica, dança, e técnicas teatrais. Expressão verbal que desperta e contribui no exercício das funções cognitivas: poesia, contos, leitura e redação de textos, de peças teatrais e de letras de música. Expressão musical são atividades que envolvem a musicalidade, fotografia e teatro.

2. Oficinas geradoras de renda: Como o próprio nome diz possibilita aos usuários por meio de suas habilidades serem geradores de renda e fazerem parte do contexto econômico. As atividades incluem: Marcenaria, culinária, venda de livros, costura, fotocópias, bijuterias, artesanato em geral, fabricação de velas, cerâmica, etc.


(Atividades de Musicalização, artesanato, geração de renda, CAPS II- Salto SP)

3. Oficinas de alfabetização: São caracterizadas por contribuir nas questões escolares, possibilita os usuários que não tiveram acesso ou que não puderam permanecer no âmbito escolar possam praticar a escrita e a leitura.
Ainda faz parte das atividades realizadas nos CAPS às oficinas de beleza, de profissionais e ou estagiários que promovem cuidados com a higiene pessoal. A fim de melhorar aparência das mãos, dos pés, da pele, dos cabelos entre outros. Essas práticas (como aparar os cabelos, barbear, pintar as unhas) apesar de rotineiras pra muitos têm efeitos especiais para eles (usuários do CAPS) por proporcionar bem estar, acolhimento e o toque corporal, torna-se terapêutico. Vale enfatizar que além de melhorar o visual estético esse tipo de oficina proporciona satisfação, contato consigo e com o outro. Muitas vezes é nesse tipo de intervenção que por um momento eles recebem um toque nas mãos, nos cabelos, um sorriso, enfim. A sociedade na rigidez das normas e também os próprios familiares lançam na margem o respeito, o afeto a esses que como qualquer outro ser humano necessita de afetividade.

(Canto- Coral, CAPS II- Salto- SP)

Fonte: https://artigos.psicologado.com/psicopatologia/saude-mental/a-eficacia-das-oficinas-terapeuticas-na-reinsercao-social-dos-usuarios-de-centro-de-atencao-psicossocial-caps#ixzz2Y26pCmjT
Psicologado – Artigos de Psicologia