Colegiado gestor do HGV participa de reunião com Conselho Estadual de Saúde

12 votos

Os membros do Colegiado Gestor do Hospital Getúlio Vargas ( HGV) se reuniu hoje(03) para tratar de pautas importantes para a melhoria da assistência e valorização do trabalhador. O HGV e o Hospital Infantil Lucídio Portela-HILP são os únicos do Estado que já estão trabalhando a gestão participativa com uma gestão democrática.
A presidente do colegiado gestor, a enfermeira Rosila Dobal, explicou a importância do Colegiado e disse que as discussões são necessárias como forma de promover uma maior participação dos trabalhadores nas decisões, aumentando o grau de satisfação com o seu trabalho e maior envolvimento dos mesmos nos seus setores.
Na ocasião, a assessora de planejamento do HGV, Ana Célia Santos, explicou como o HGV vai integrar a rede de urgência do Estado como hospital retaguarda com a qualificação de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva. A coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade, Susane Castro, complementou falando do Núcleo de Acesso a Qualidade Hospitalar-NAQH que o Hospital de Urgência de Teresina-HUT está implantando e que o HGV também vai participar com o Núcleo de Gestão da Qualidade que já foi implantado, para melhorar acesso do paciente aos serviços de saúde e otimizar os leitos disponíveis no Estado.
Estava presente na reunião, pela primeira vez, membros do conselho Estadual da Saúde como forma de garantir a paridade e o controle social.  O conselheiro Antônio Brito sugeriu que na próxima reunião seja acrescentado na pauta da reunião, a elaboração de um documento solicitando vantagens como auxilio alimentação e transporte aos trabalhadores da saúde.
As pautas sobre gerenciamento da fila de espera e saúde do trabalhador foram transferidas para a próxima reunião dia 7 de agosto.   A coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade, Susane Castro explicou que a direção do HGV já está providenciando a formação do Núcleo de Saúde do Trabalhador, inclusive o Projeto já está em fase de conclusão.

Na ocasião, foi entregue os certificados do Curso de Qualificação de Gestores do SUS realizado ano passado no HGV.