Ministério da Saúde e SESAPI discutem a implantação da fase II e III do Teste do Pezinho

11 votos

Com o objetivo de viabilizar a implantação das fazes II e III do Teste do Pezinho, No estado do Piauí, prevista para acontecer ainda neste mês, Técnicos da SESAPI, profissionais do Hospital Infantil Lucídio Portella, do Laboratório Central e do Hemocentro, participaram no dia 22 de junho, de uma reunião realizada na Diretoria de Unidade, Vigilância e Atenção à Saúde-DUVAS, com a participação de duas consultoras do Ministério da Saúde, que vem apoiando a iniciativa no Estado.

O programa  de Referência de Triagem Neonatal foi implantado no Piauí desde 2004, com o credenciamento do Hospital Infantil Lucídio Portela, na Fase I do Programa, atuando como serviço de referência, mediante convenio firmado com o LACEN e o Hemopi, para atendimento dos portadores de Hipotireoidismo e Fenilcetonúria. O Piauí é o único Estado do país que ainda não conseguiu avançar para as outras fases.

A Consultora do Ministério da Saúde, Ana Clécia, ressaltou “que a meta do projeto é deixar de ver o programa como espaço de exames, para cuidar, acompanhar a criança de forma resolutiva, para que tenha uma melhor qualidade de vida”

Com a Ampliação do Programa, o Teste do Pezinho vai indicar se a criança possui Anemia Falciforme e Fibrose Cística, doenças hereditárias, que se não forem tratadas adequadamente, poderão causar deficiências progressivas, levando à morte prematura.

O HILP possui algumas deficiências estruturais, como a ambiência com poucos espaços disponíveis, e um quadro de trabalhadores incompleto, para um funcionamento adequado das fases a serem implantadas, e deverá se adequar para essa finalidade.

A Enfermeira Thelma Evangelista, representante do Secretário de Saúde, se mostrou sensível aos problemas apontados pelos profissionais do HILP, e se comprometeu em agilizar a disponibilidades dos profissionais solicitados.

A reunião foi encerrada com a pactuação firmada entre os Técnicos do Ministério e os profissionais da SESAPI, no sentido de envidarem os esforços necessários para a implantação das fases do Teste do Pezinho no Estado, ainda neste mês.

A iniciativa será um grande avanço na rede assistencial de saúde do Estado do Piaui.