INTENSIVÃO DA INTEGRALIDADE DO LAPPIS: (RE)PENSANDO AS PRÁTICAS

13 votos

O Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade e Saúde (Lappis) abre inscrições para a disciplina Intensivão da Integralidade, que será oferecida no segundo semestre letivo de 2013, como Tópico Especial na área de concentração Política, Planejamento e Administração em Saúde. A matrícula pode ser feita entre 8 a 19 de julho, das 10h às 16h, na Secretaria de Pós-graduação em Saúde Coletiva do IMS/Uerj.

O tema proposto para esta edição é “Áreas programáticas, direitos humanos e apoio institucional: contribuições teóricas conceituais-metodológicas para (re)pensar as práticas de integralidade em saúde” e a disciplina é aberta a estudantes de pós-graduação de qualquer instituição de ensino do país. O Intensivão da Integralidade é conduzido por Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis, doutora em Saúde Coletiva (IMS/Uerj) e pós-doutora em Direito (PUC-RJ / UNIPMN – Itália). Nesta edição contaremos com a parceria e participação dos professores: Bethânia Assy (PUC-RJ e Uerj), Francisco Ortega (Uerj), José Ricardo Ayres (USP), Gustavo Nunes (UNB), Paulo Henrique Martins e Maria Elizabeth Barros (UFES).

Roseni destaca que, além de ser um momento de construção coletiva e de troca de experiências entre pesquisadores/as, o Intensivão proporciona o exercício “de pensar sem corrimão, como diria Hannah Arendt. Um momento de parar para pensar no que estamos refletindo sobres os pressupostos epistemológicos importantes para estudar as práticas de integralidade”. Realizado desde 2007, nesta edição, o Intensivão da Integralidade entra numa fase que a coordenadora do Lappis classifica como “de arejamento e de construção coletiva dos referenciais e das categorias analíticas que vão, de alguma maneira, orientar a coleta de dados, a discussão, em termos de conteúdos, com os principais referenciais do campo de modo a subsbdiar as pesquisas que desenvolvemos no Lappis”.

Inscrições e aulas – A previsão é de que as aulas sejam realizadas entre 13 e 20 de setembro, exceto sábado e domingo, das 9h às 17h, no IMS/Uerj. Alunos/as de instituições do Rio de Janeiro devem se inscrever diretamente na Secretaria de Pós-graduação em Saúde Coletiva do IMS/Uerj e apresentar uma declaração da instituição de ensino em que cursa a pós-graduação, a fim de comprovar a matrícula.

Já os/as interessados/as de fora do Rio de Janeiro podem se inscrever online, solicitando pelo e-mail [email protected] o formulário de inscrição e enviá-lo, em seguida, preenchido e assinado, juntamente com a declaração de comprovação da pós-graduação. Para os/as pós-graduandos/as de outras instituições, é necessário pagar uma taxa de inscrição de R$ 80,00 (oitenta reais) no início das aulas.

Participe!

INFORMAÇÕES GERAIS:

Disciplina Intensivão da Integralidade

Tema: Áreas programáticas, direitos humanos e apoio institucional: contribuições teóricas conceituais-metodológicas para (re)pensar as práticas de integralidade em saúde

Inscrições: De 8 a 19 de julho de 2013, das 10h às 16h, na Secretaria de Pós-graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Rua São Francisco Xavier, 524, 7º andar, bloco D, Maracanã, Rio de Janeiro -RJ.

Mais informações: www.ims.uerj.br ou (21) 2334.0235 / 2334.0354 / 2334.0472 / 2334.0504