Direito ao transporte público – por uma vida sem catracas!
Conheço a RHS há algum tempo, e a vontade de publicar meu primeiro post é para falar de um assunto que tem tudo a ver com saúde e que precisa ser debatido tbm nesse espaço.
As mobilizações em São Paulo e outras cidades para redução da tarifa do transporte público são apenas um primeiro passo para o desejo maior de um transporte verdadeiramente público. Isso significa um transporte financiado por toda a população e não apenas pelo usuário quando precisa utilizar o ônibus ou metro.
Garantir acesso aos meios de transporte é garantir os meios para que TODOS possam efetivamente acessar outros direitos, como a educação, lazer e saúde.
Pra entender isso o jeito mais fácil de pensar é: se um usuário precisar ir ao médico mas não tem grana para pegar o ônibus, ele não vai.
Essa é apenas uma dimensão porque a possibilidade de circular livremente pelas cidades é uma oportunidade de conhecer espaços, pessoas e ideias e isso é promoção de saúde!
Em São Paulo, o projeto de Lei de Iniciativa Popular Tarifa Zero precisa reunir 500 mil assinaturas para ser enviado à Câmara dos Vereadores e iniciar as discussões sobre a implementação da tarifa zero em São Paulo.
Para entender melhor sobre o assunto e como colaborar o Projeto Cala-boca já morreu e o Coletivo Entrelinhas criou um vídeo explicando esse processo:
Vale ver, discutir e compartilhar mais essa iniciativa popular que pretende a ocupação das cidades!
Para saber mais: www.tarifazerosp.net
Por uma vida sem catracas!
Por Maria Luiza Carrilho Sardenberg
Post que detalha as informações que nem sempre estão ao alcance de todos. Saber de seus direitos é poder exercitar a cidadania!