1º Congresso Nordestino de Cidades Cuidadoras

14 votos

APRESENTAÇÃO

O 1º Congresso Nordestino de Cidades Cuidadoras acontecerá em Teresina/PI nos dias 23 a 26 de outubro de 2013, é um evento regional que tem como foco central o cuidado e a articulação em redes de políticas públicas . Será um espaço de reflexão, fomentação, troca de experiências e exposição de trabalhos abordando questões centrais como a integralidade, a intersetorialidade e ação em redes nas políticas públicas, temas atuais e que mobilizam diversos atores públicos e privados para a otimização de recursos humanos, estruturais e financeiros na execução de políticas públicas com efetividade e resolutividade.

O congresso contará com a participação de especialistas das áreas de gestão, educação, saúde, assistência social, cultura e outras afins. A metodologia consistirá na aprendizagem significativa, através de exposição conceitual, prática e vivencial dos temas abordados.

O congresso terá como referencia para o diálogo as metas de desenvolvimento do milênio (ODM) estabelecidas pela ONU – Organização das Nações Unidas, até 2015 e as novas reflexões e metas estabelecidas na RIO+20.

O congresso contribuirá ainda, para alinhar as reflexões e práticas ao contexto das novas gestões municipais e do trabalho da sociedade, bem como estabelecer parâmetros para uma gestão de resultados, aberta ao diálogo, as parcerias  e ao desenvolvimento de políticas e práticas sociais públicas inovadoras e eficientes.

OBJETIVO GERAL
Estimular práticas de cuidado na gestão de políticas públicas fundamentadas na integralidade, intersetorialidade e ação em redes, fortalecendo as relações protagonistas entre cidadãos,  a sociedade civil e o estado, gerando ações de inclusão social, cidadania e a mobilização de todos os Nordestinos, para um processo de desenvolvimento que assegure justiça social, potencialize a identidade cultural e promova a sustentabilidade da região.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Proporcionar o encontro entre órgãos públicos, organizações não governamentais, empresas e agentes do desenvolvimento do nordeste;
• Favorecer a troca de informações, conhecimentos, e a troca de experiências de iniciativas e práticas de cuidado.
• Fomentar a ação em redes nas políticas públicas, centradas numa dinâmica que promova integralidade e a intersetorialidade das ações governamentais e não governamentais;
• Proporcionar a publicização das ações desenvolvidas pelo poder público, sociedade civil e agencias de desenvolvimento, para a sociedade;

PÚBLICO ALVO: 1600 participantes
1. Gestores e servidores públicos, municipais, estaduais e federais do nordeste.
2. Líderes de organizações não governamentais e movimentos sociais
3. Líderes de organizações empresariais.
4. Lideres religiosos,
5. Líderes políticos;
6. Docentes e discentes de instituições de ensino médio/técnico e superior do nordeste.

INFORMAÇÕES:
FONE: (86) 3231.0945 / 8803.7828

Fonte: Site Portal Bem Viver