Café HumanizaSUS – Panambi – RS

12 votos

No dia 5 de maio de 2009, ocorreu Roda Temática (5ª edição) em Panambi promovida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da Secretaria de Saúde.

 

O evento teve a presença de 66 trabalhadores, duas representantes da Gestão Municipal da Saúde, da Lúcia Ottonelli Crescente, Tutora da Unidade de Produção Missioneira do Curso de Especialização em Humanização da Atenção e Gestão do SUS.

 

Através de uma roda de conversação baseada em dinâmica apresentada por Ricardo Teixeira no 3º Encontro Presencial Geral do referido Curso, promoveram-se reflexões acerca de acolhimento, desburocratização dos atendimentos, no intuito de construir propostas no coletivo a fim de aumentar a resolutividade de nossas produções de saúde.

 

Como resultado positivo, as respostas aos assuntos lançados foram bem mais abrangentes do que imaginávamos; conseguimos que a representante da Gestão se comprometesse de participar do GTH; um colega ficou responsável de fomentar a criação de um Núcleo de Educação Permanente no Município, auxiliado por nós, coletivamente; uma colega ficou responsável de acompanhar de perto a remodelação do Conselho Municipal de Saúde e outra colega se implicará na criação de colegiados de gestão nos ESFs, no intuito de refletir em incremento do controle social.

 

Foi um encontro memorável, pois é raro conseguirmos transversalizar a palavra, e juntar atenção e gestão de maneira horizontal, protagonista, sem hierarquia de poderes e saberes. Co-gestão  emergindo!!!