COLETIVO PIAUIENSE DISCUTE A PNH EM SEMINÁRIO DO MUNICÍPIO DE TERESINA E RODA COM OS GESTORES, TRABALHADORES E USUÁRIOS

15 votos

 

“Para fazer amanhã o impossível de hoje é preciso fazer hoje o possível de hoje” (Paulo Freire)
A consolidação dos princípios do SUS enfrenta uma série de desafios para se tornarem realidade na prática. Promover a discussão do direito formalmente instituído de acesso a um atendimento público de saúde resolutivo e de qualidade para todo cidadão brasileiro, tem sido o desafio da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão, cuja missão é produzir mudanças nos modos de cuidar e gerir em saúde, tomando como referência os princípios do SUS. O município de Teresina na condição de gestão plena e com uma ampla rede de serviços que atende o usuário do SUS, independente de raça, etnia, condição social e local de residência, necessita ter uma política de humanização que priorize a melhoria da qualidade da atenção prestada.
Com o objetivo de sensibilizar trabalhadores, gestores e gerentes para o conhecimento da PNH, disparar reflexões e mudanças nas práticas de atenção e gestão no SUS municipal, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) em Teresina, realizou o Seminário: Política Nacional de Humanização no Município de Teresina – uma Construção em Rede, nos dias 20 e 21 de maio de 2009.
O evento contou com 300 participantes que representaram o SUS Estadual e Municipal. No primeiro dia houve a conferência do Coordenador Nacional da PNH, Dario Frederico Pasche, que tratou da PNH e o fortalecimento do SUS, abordando as diretrizes, princípios, método e dispositivos desta política. A Trajetória do SUS no município de Teresina foi discutida pelo Presidente da FMS, Firmino da Silveira Soares Filho que ressaltou a importância da PNH para a qualificação das práticas de atenção e gestão no município. Partindo da perspectiva de uma atenção integral e desdobrada na rede de atenção, Ana Maria Eulálio, Presidente do Comitê Estadual de Humanização do PI, apresentou os caminhos percorridos na implantação e implementação da PNH no Estado do PI, ressaltando a parceria entre o Comitê, os trabalhadores , gestores e representantes de usuários neste processo.
 
No segundo momento deste encontro, Soraya Maria de Albuquerque Pessoa, apoiadora da PNH no PI, refletiu com este coletivo a importância da integralidade. Os dispositivos da PNH e sua implementação nos serviços de saúde foram aprofundados pelos consultores da PNH, Luciana Mesquita Abreu – Gestão participativa e co-gestão, Annatália Gomes – Acolhimento e Ernani Vieira – Clínica Ampliada, seguida de roda de perguntas, com ampla participação do público presente ao seminário e mediada pelo Coordenador Regional do NE II, Erasmo Miessa Ruiz.
Visando aprofundar o dispositivo acolhimento, dedicamos uma manhã a este tema, sendo apresentado o Acolhimento com classificação de risco: uma experiência na rede hospitalar, por Renata Menezes, enfermeira do Hospital Odilon Behrens (MG) que compartilhou e contribuiu na ampliação dos conhecimentos sobre esta ferramenta a partir do vivido em sua realidade. Além disso, priorizamos as discussões sobre o Acolhimento na Atenção Básica, conduzido pela consultora da PNH, Lucyla Paes Landim. A participação de Clara Francisca dos Santos Leal, coordenadora do SAMU em Teresina contribuiu nos debates e aprofundamento das discussões na realidade local. Os participantes levantaram muitos questionamentos tendo em vista já estarem em experimentações na implantação do acolhimento, possibilidades, dificuldades e avanços fizeram parte das análises e perguntas levantadas.
Além disso, as discussões em torno do “Acolhimento” da morte e do morrer, como parte integrante da implementação da PNH foram conduzidas por Erasmo Miessa Ruiz suscitando compartilhar de vivências dos trabalhadores e gestores. Ao final, Maria Vieira de Moraes, enfermeira coordenadora do evento e da PNH no município de Teresina, discorreu sobre a Implementação da PNH no município de Teresina, perspectivas e desafios. Novos passos deverão ser dados nos próximos dias com discussão ampliada do processo de implementação e apoio intensivo às unidades e equipes. Houve ampla participação nos debates e os participantes se fizeram presentes em sua maioria até o final do evento, o que demonstrou o grande interesse e comprometimento gerados pelo Seminário e as propostas da PNH.
 
Além do Seminário, no dia 19 de maio, realizou-se uma roda com 50  gestores, trabalhadores e representantes de usuários do SUS-PI com o Coordenador Nacional da PNH, Dario Pasche, organizada pela Secretaria de Saúde do Estado e Comitê Estadual. Este debate em torno da PNH, mobilizou questões e depoimentos de desafios na sua implementação, mas também de resultados positivos já observados nas ambiências, avanços na gestão participativa e mudanças nas práticas de atenção.
 
 
Dario Pasche, participou ainda, da visita à Maternidade Dona Evangelina Rosa, conhecendo mais de perto as mudanças operadas neste serviço com o desenvolvimento da PNH. Foi acompanhado pelos membros da Câmara Técnica de Humanização da Maternidade.