A experiência na minha intervenção
Gostaria de comentar aqui como tem sido a experiência da discussão da Ambiência na minha intervenção; pois bem, tudo é muito interessante, a começar pela expectativa angustiante de que os atores pudessem não participar da roda de conversa com opiniões e outras contribuições; por Lutécia-SP (local de minha intervenção) tratar-se de um município pequeno com cerca de cinco mil habitantes, imaginava que a timidez de seus moradores diante dessa novo modelo de construção pudesse interferir no encaminhamento da conversa coletiva; ledo engano, como me enganei a esse respeito, os atores se soltaram muito rápido, o vínculo se formou plenamente. O foco dos trabalhos que era a elaboração coletiva de um projeto para implantação de uma "Academia da Saúde" na cidade, foi exaustivamente debatido, inúmeras questões tipo, localização, se o local deveria ser cercado ou não, sobre a arborização, acessibilidade, iluminação, cores, programas de funcionamento, enfim, tudo foi livremente esmiuçado.
Já com três reuniões realizadas e algumas mudanças de rumo que ocorreram, visto que houve uma confusão entre "Academia da Saúde" e "Academia da Terceira Idade", o projeto já está quase concluído e acho que com mais um ou dois encontros ele se viabiliza.
Interessante que todos pudemos perceber o grande ganho de se construir, de se projetar de uma forma coletiva e é exatamente isto que a Ambiência nos ensina e que ela possa se disseminar em outras áreas, será muito bom.
Por Sabrina Ferigato
Oi Luis! Obrigada por compartilhar sua experiência com nossa rede!
Deve ter sido um processo muito estimulante ver nascer um projeto coletivo, projetado coletivamente! SEm dúvidas, a apropriação da comunidade em relação a esse espaço, assim como o cuidado em relação a ele será muito especial.
Espero poder ver por aqui um post divulgando a academia da saúde pronta e funcionando a todo vapor. Registre uma foto desse momento e compartilhe conosco!
Boa sorte!
Abraços
Sabrina