Sala de Espera Cidadã UPA Núcleo Bandeirante

10 votos

A diminuição do tempo de espera dos pacientes classificados em verde nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), utilizando um selo de divulgação no Facebook é o objetivo do Projeto que está sendo lançado pela Secretaria de Saúde (SES-DF) em parceria com o Programa de Humanização (PNH/ Coordenação Geral de Saúde do Núcleo Bandeirante) a partir desta segunda-feira (22).
A meta é lançar o projeto piloto identificado como “Sala de Espera Cidadã” inicialmente na UPA Núcleo Bandeirante e depois, de acordo com os resultados obtidos, estendê-lo às demais Upas do Distrito Federal.
Na UPA Núcleo Bandeirante, um profissional da chefia de enfermagem nos horários de pico fará a divulgação na Fan Page do Facebook : UPA Núcleo Bandeirante, nos  horários de 10h, 15h e 20h do tempo médio de espera dos pacientes que foram classificados com a cor verde e estão aguardando na unidade. A divulgação ocorrerá por meio de selos indicativos com os dizeres:
Fluxo normal de pacientes (até duas horas de espera)/ Fluxo moderado de pacientes (até três horas de espera)/ Fluxo intenso de pacientes (+ de quatro horas de espera).
A ideia é que baseado no tempo de espera divulgado via rede social, o paciente possa decidir se aguarda um pouco mais antes de sair de casa ou se prefere buscar atendimento naquele horário mesmo.
É importante ressaltar que o fluxo de pacientes e, portanto, o tempo de espera, pode mudar rapidamente e que a divulgação dos selos é apenas um referencial para quem pode esperar antes de procurar a UPA.
Segundo a chefe de enfermagem da UPA/NB, Maura Lúcia dos Anjos, o projeto não visa diminuir a ida dos pacientes à unidade. “O nosso objetivo, muito pelo contrário, é dar condições para que o paciente procure a unidade num horário que lhe seja mais conveniente e seja atendimento num menor tempo e com mais qualidade”, explica.
Com o direcionamento do fluxo de pacientes, a tendência é que haja uma maior uniformidade no tempo de espera, que atualmente apresenta-se muito alto em determinados horários e relativamente pequeno em outros.
Apenas para os pacientes menos graves
“O Projeto Sala Cidadã é direcionado somente aos pacientes com menor gravidade e por isso as pessoas que estiverem com dores fortes, mal estar geral, febre alta e outros sintomas que indiquem urgência, devem procurar a UPA diretamente, como já vem ocorrendo, porque para esses casos o tempo de espera é diferenciado, de acordo com cada caso”, frisa o coordenador geral de Saúde do Núcleo Bandeirante, Pedro Zancanaro.
O Coordenador acrescenta que o paciente classificado em vermelho tem atendimento imediato e o classificado em amarelo é atendido num prazo médio de meia hora a 40 minutos.
Outras ações do Projeto
Além do direcionamento do fluxo de pacientes via Facebook, o Projeto Sala de Espera Cidadã atua também junto a quem já saiu de casa e está na sala de espera da UPA. Profissionais tanto da enfermagem como da nutrição, promovem intervenções junto aos pacientes no sentido de aproveitar para repassar orientações em Saúde.
Duas vezes por semana, as equipes da Nutrição e da Enfermagem se revezam na apresentação de vídeos educativos e mini palestras. Na semana passada, a equipe de enfermagem apresentou o conteúdo da cartilha explicativa sobre a Lei Maria da Penha, que protege as mulheres da violência doméstica e familiar. A exposição do tema foi feita pela enfermeira Maura Lúcia com uma aceitação considerada satisfatória comprovada pela participação das pessoas que estavam presentes aguardando consultas.
Já a abordagem feita pela Nutrição é uma iniciativa da nutricionista Brenda Honorato, que apresenta filmes educativos sobre obesidade, hábitos alimentares, dependência química, consumismo e outros fatores que prejudicam a saúde.
A meta é que as crianças sejam as próximas beneficiadas, com a apresentação de filmes infantis e desenhos animados. “Com essas iniciativas, a espera torna-se mais humana e isso se traduz numa interatividade muito positiva junto aos pacientes”, reflete a chefe de enfermagem Maura.