Especialização em humanização da atenção e gestão do SUS forma 100 profissionais no RS
Nos dias 28 e 29 de maio acontecerá o 4º e último encontro presencial da pós-graduação em humanização da atenção e gestão do SUS no Rio Grande do Sul. O objetivo do curso é formar apoiadores institucionais capazes de compreender a dinâmica da produção do processo saúde-doença-atenção e intervir sobre problemas de gestão e trabalho em saúde, com soluções criativas baseadas nas orientações da Política Nacional de Humanização (PNH).
Esta é a segunda edição do curso que ano passado formou 66 profissionais. Em 2009, estão sendo formados cem trabalhadores da saúde entre psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, médicos e assistentes sociais de 80 municípios do estado. A solenidade de encerramento acontece nesta quinta-feira, às 19h30, com presença de autoridades acadêmicas e do coordenador nacional da Política de Humanização, Dário Pasche, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre – RS.
De acordo com a consultora da PNH, Simone Paulon, com a pós-graduação, o trabalho em saúde em muitas localidades do estado mudou, com ampliação das redes para além dos serviços específicos do pós – graduando. Durante o curso, os estudantes ao mesmo tempo em que se formam, intervém em seu serviço de saúde, a partir das diretrizes da PNH. Com a conclusão do curso, é hora de trabalho junto à secretaria estadual de saúde para apoiar os formados na condução de outros processos de formação, dar continuidade às intervenções realizadas durante o curso e capilarizar essa formação para o interior do estado.
A especialização é promovida pela parceria entre o Ministério da Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Escola de Saúde Pública, e possui carga horária de 360 horas, com encontros presenciais e à distância.
Nesta sexta-feira, pela manhã, será aberta a Jornada estadual de humanização: sustentabilidade e co-responsabilidade do apoio institucional da PNH – RS, que vai planejar as atividades da PNH no estado, propondo ações que dêem continuidade às atividades desencadeadas pela pós-graduação.
Encerramento da pós-graduação em humanização da atenção e gestão do SUS
28 de maio às 19h30
Jornada de humanização “Sustentabilidade e co-responsabilidade do apoio institucional da PNH – RS”
29 de maio às 10h
Hotel Embaixador, em Porto Alegre
Por Cláudia Matthes
Muito orgulho de conhecer Gaúchas como a Miriam Dias, Simone Paulon, Lúcia Crescente, Carla Bottega, Carolina, Carine, Judeth, e tantos outros nomes….Rio Grande do Sul das pessoas, RGS de gente!
Quem participou da primeira edição sabe do que isso significou,E os participantes da segunda edição vieram em auxílio para não deixar que o processo se "ferme" …mas que realmente seja o diferencial.
Mas, andando pelo RGS e em outros municipios percebemos que o sofrimento ainda é muito grande e é preciso que a gente se fortaleça para que a defesa da vida realmente aconteça.
Desejo as formandas a felicidade por ter mais essa etapa concluida e que as porteiras do Rio Grande do Sul se abram para a autonomia e ao protagonismo de coletivos.
As mestres tutoras não há como dimensionar o quanto vocês
nos fortaleceram nessa trajetória….cabe um belo monitoramento e avaliação para "re-dimensionar" a potência desses encontros com vcs. Um grande e afetuoso abraço
de quem hoje, atendendo na unidade ouvia os risos e as conversas dos corredores, sinalizando que ali se produzia saúde.
Tim-tim!
Com carinho
Cláudia-Peju