Especialização em humanização da atenção e gestão do SUS forma 100 profissionais no RS

15 votos

Nos dias 28  e 29 de maio acontecerá o 4º e último encontro presencial da pós-graduação em humanização da atenção e gestão do SUS no Rio Grande do Sul. O objetivo do curso é formar apoiadores institucionais capazes de compreender a dinâmica da produção do processo saúde-doença-atenção e intervir sobre problemas de gestão e trabalho em saúde, com soluções criativas baseadas nas orientações da Política Nacional de Humanização (PNH).

Esta é a segunda edição do curso que ano passado formou 66 profissionais. Em 2009,  estão sendo formados cem trabalhadores da saúde entre psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, médicos e assistentes sociais de 80 municípios do estado. A solenidade de encerramento acontece nesta quinta-feira, às 19h30, com presença de autoridades acadêmicas e do coordenador nacional da Política de Humanização, Dário Pasche, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre – RS. 

De acordo com a consultora da PNH,  Simone Paulon, com a pós-graduação, o trabalho em saúde em muitas localidades do estado mudou, com ampliação das redes para além dos serviços específicos do pós – graduando. Durante o curso, os estudantes ao mesmo tempo em que se formam, intervém em seu serviço de saúde, a partir das diretrizes da PNH. Com a conclusão do curso, é hora de trabalho junto à secretaria estadual de saúde para apoiar os formados na condução de outros processos de formação, dar continuidade às intervenções realizadas durante o curso  e capilarizar essa formação para o interior do estado.

A especialização é promovida pela parceria entre o Ministério da Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Escola de Saúde Pública, e possui carga horária  de 360 horas, com  encontros presenciais e à distância.

Nesta sexta-feira, pela manhã,  será aberta a Jornada estadual de humanização: sustentabilidade  e co-responsabilidade do apoio institucional da PNH – RS, que vai planejar as atividades da PNH no estado, propondo ações que dêem continuidade às atividades desencadeadas pela pós-graduação.  

Encerramento da pós-graduação  em humanização da atenção e gestão do SUS
28 de maio às 19h30
Jornada de humanização “Sustentabilidade e co-responsabilidade do apoio institucional da PNH – RS”
29 de maio às 10h
Hotel Embaixador, em Porto Alegre