I Fórum de Integração do Agente Comunitário de Saúde e o Agente de combate às Endemias

15 votos

Aconteceu no dia 19/07/2013,no Complexo Cultural de Natal, o primeiro fórum de integração dos ACS e ACE do Distrito Sanitário Norte II. com o tema:

O combate a dengue numa perspectiva integrada e transversal!

Objetivos:Mostrar a importância e necessidade dos Agentes Comunitários de saúde e dos Agentes de Combate às Endemias desempenharem sua atividades de maneira integrada e complementar.

começamos com programação de abertura, uma apresentação teatral da "trupe do riso",mostrando com o acesso a uma catadora de lixo, se dá com mais facilidade se for feito em parceria/juntos.

Estavam presentes, Secretário de Saúde do Município,gerente do distrito,vigilância sanitária,departamento de atenção básica e centro de controle de zoonoses. A agente comunitária Luna Morais falou sobre o papel do ACS na promoção da saúde e como ele pode atuar junto ao ACE  promovendo,orientando e desempenhando seu papel,de forma que a população tenha conhecimento e orientação.o agente de endemias Kleber Francelino falou da necessidade da população estar orientada,acompanhada, para facilitar e melhorar a promoção da saúde,tendo com um foco a diminuição de casos.

durante o evento vimos que esse fórum veio para somar,que um trabalho completa o outro. na prática ficaremos "todos unidos contra a dengue".e o agente comunitário tem um papel fundamental na produção e promoção a saúde.