Brinquedoteca hospitalar, um espaço lúdico e de produção de vida

14 votos

A brinquedoteca é um espaço lúdico, que possibilita o desenvolvimento de atividades interativas, socializadoras e cognitivas, com o objetivo de promover a integração das crianças hospitalizadas, e de ajudar no tratamento médico.

Segundo alguns estudiosos no assunto, o brincar é uma atividade essencial à saúde física, emocional e intelectual de todo ser humano. Através do brincar, as crianças têm a possibilidade de expressarem seus sentimentos e sua capacidade criativa. É também um espaço que ocupa o tempo livre da criança e ajuda a reduzir o estresse causado pela internação e o tratamento.

Em relação as atividades, se faz de tudo um pouco: jogos educativos, pedagógicos, memória, encaixe, montagem, quebra-cabeça, atividades de desenho, pintura, etc. Também, é um espaço de leitura, de estimulação de contação de histórias, exibição de filmes e escuta de música. É um espaço de produção de alegria e de vida.

No Hospital Infantil Lucídio Portella em Teresina-PI, existe uma brinquedoteca, que atualmente está em reforma numa adequação às necessidades das crianças e adolescentes em tratamento.

Eu ,como trabalhadora deste espaço, bem como  as crianças em tratamento, estamos ansiosos pela reinauguração da nossa brinquedoteca, o que acontecerá em breve. O espaço vai ficar lindo.