Médicos acolhedores

18 votos

Há poucos dias estive num evento com uma amiga e parceira de lutas susistas, quando ela fez referência a uma foto  que muito circulou nas redes sociais, a de um médico e uma pequena usuária, que expressa uma potente demonstração de acolhimento no cuidado. O acolhimento enquanto uma postura ética-política, de reconhecimento do outro, potencializando subjetividades, potencializando vidas. Uma ação de “estar com” ou “estar perto de”.

Como a amiga tinha encontrado a foto ilustrando um post meu na RHS, que debatia sobre o acolhimento nas práticas do cuidado, passou a usá-la para ilustrar as suas falas, nas oficinas realizadas sobre o acolhimento, nas unidades de saúde por onde passava. Ela supunha que se tratava de algum médico do HILP. Na oportunidade, comentei, “a foto em questão não é nossa, entretanto, no HILP, também temos médicos acolhedores e que cuidam de forma atenciosa e protagonista, das nossas crianças. Inclusive brincam e se interagem com elas.” Complementei.

Prometi compartilhar algumas fotos desses momentos acolhedores. Aqui estão, e pode usá-las parceira Ioli, estas são nossas:

 

Ps: As fotos estão expostas num mural de fotos no "estar médico" do HILP.