MOBILIZA PIAUI
“As pessoas para se comprometerem tem que participar. Ninguém se compromete por decreto” (Annatália Gomes)
Ontem (29), membros do Comitê Estadual de Humanização do Piauí, juntamente com a Annatália Gomes (Consultora da PNH para o estado do Piaui), estiveram reunidos com Dr. Pedro Leopoldino (Superintendente de Atenção à Saúde) para discutirem sobre o evento de mobilização social: Mobiliza Piaui: Humanizasus, o cidadão está aqui – PNH e Movimentos Sociais fortalecendo a participação cidadã no SUS, que está sendo construido numa composição com os movimentos sociais, tendo como objetivo incluir o usuário na qualificação e fortalecimento do SUS.
Inicialmente, Ioli (Coordenadora do Comitê de Humanização do estado) fez uma apresentação das ideias que estão sendo desenhadas para o fortalecimento do SUS/PNH, numa produção do comum, envolvendo os movimentos sociais, buscando a efetivação da participação popular e do controle social.
Na sequência, Annatalia falou do método da tríplice inclusão, como uma ferramenta da PNH, que dispara a democratização e a qualificação dos processos de trabalho na atenção e na gestão em saúde. “ Temos ao longo do tempo incluído trabalhadores e gestores nos processos decisórios de trabalho, entretanto ainda não temos incluído de forma eficiente os usuários”. Explicou.
Desde o mês de junho, vem sendo discutido no âmbito da Regional Nordeste II, um encontro com os movimentos sociais, tendo como objetivo ampliar os espaços de escuta, de co-gestão, incluindo a necessidade desses sujeitos na rede de saúde.
A ideia é pensar coletivamente um encontro com os movimentos sociais, saber como eles entendem a política do SUS, e, incluí-los na formulação e implementação das ações e políticas de saúde. Explicou a consultora. A seguir, apresentou a proposta do encontro, para uma análise do gestor da SESAPI, que teceu elogios a realização do evento, e aprovou integralmente todo o conteúdo programado.
Annatália e Emília fizeram uma explanação sobre o concurso cultural “Somos parte do SUS que dá certo”, oportunidade em que ressaltaram o potencial do estado em termos de implemento de ações bem sucedidas na atenção e gestão do SUS, que poderão ser inscritas no evento, o que recebeu todo o apoio do superintendente.
Ainda na sequência, Emilia fez uma apresentação da RHS, ressaltando a importância da rede como um espaço de debate dos trabalhadores e usuários do SUS, como uma ágora para que os diferentes atores sociais possam compartilhar suas experiências para o fortalecimento e aprimoramento do SUS. Fez uma referência à publicização dos movimentos sociais, dos debates e produções de textos sobre esses movimentos na rede, e distribuiu o texto: É o povo que pode mudar a saúde, de autoria da Ana Costa (Presidente do CEBES), com uma boa aceitação dos gestores.
Na oportunidade, Ioli sugeriu que o site da RHS e a marca da PNH sejam inseridos no portal da SESAPI, tendo a iniciativa recebido o apoio de todos, e imediatamente foi executada pela equipe da TI.
Leidimar fez referência ao projeto do acolhimento que vem sendo implementado nos 11 hospitais regionais do estado, destacando o evento: Seminário Estadual de Fortalecimento dos Espaços Coletivos na Atenção Hospitalar: Grupo de Trabalho de Humanização que será realizado nos dias 17 e 18 de outubro.
Finalizando Ioli apresentou o plano de trabalho da PNH-PI para o exercício de 2013.
O encontro foi muito potente e conseguimos pactuar o compromisso com o gestor, incluindo o processo e apoio logístico. Como encaminhamentos vale destacar:
• Será enviado pelo gestor uma carta circular às unidades de saúde, com uma recomendação para produção do vídeo para o Concurso “Somos parte do SUS que dá certo”, numa mobilização de todo o estado para esta finalidade;
• Nas datas: 5 e 31 de agosto, serão realizados encontros com os movimentos sociais, e conselhos de saúde, com a participação da Annatália e da Sheyla Maria (consultoras da PNH) e o Dr. Zé Ivo Pedrosa (Prof. Da UFPI e militante susista no Estado), e gestores para ampliação da discussão , numa formulação conjunta de estratégias para o grande evento de Mobilização Piauí.
Por Annatália Meneses de Amorim Gomes
Querida Emilia,
Obrigada pelo post que compartilha os movimentos em torno das pactuações em direção a maior inclusão dos usuários no sistema de saúde. Os desafios são muitos
mas com a participação e inclusão dos usuários e sociedade há maiores possibilidades de enfrentamento e mudança.
Vamos em frente, "vamos precisar de todo mundo…"
Bjs
Annatalia