MOBILIZA PIAUI

13 votos


“As pessoas para se comprometerem tem que participar. Ninguém se compromete por decreto” (Annatália Gomes)

Ontem (29), membros do Comitê Estadual de Humanização do Piauí, juntamente com a Annatália Gomes (Consultora da PNH para o estado do Piaui), estiveram reunidos com Dr. Pedro Leopoldino (Superintendente de Atenção à Saúde)  para discutirem sobre o evento de mobilização social:  Mobiliza Piaui: Humanizasus, o cidadão está aqui – PNH e Movimentos Sociais fortalecendo a participação cidadã no SUS,  que está sendo construido numa composição com os movimentos sociais, tendo como objetivo incluir o usuário na qualificação e fortalecimento do SUS.

Inicialmente, Ioli (Coordenadora do Comitê de Humanização do estado) fez uma apresentação das ideias que estão sendo desenhadas para o fortalecimento do SUS/PNH, numa produção do comum, envolvendo os movimentos sociais, buscando a efetivação da participação popular e do controle social.

Na sequência, Annatalia falou do método da tríplice inclusão, como uma ferramenta da PNH, que dispara a democratização e a qualificação dos processos de trabalho na atenção e na gestão em saúde. “ Temos ao longo do tempo incluído trabalhadores e gestores nos processos decisórios de trabalho, entretanto ainda não temos incluído de forma eficiente os usuários”. Explicou.

Desde o mês de junho, vem sendo discutido no âmbito da Regional Nordeste II, um encontro com os movimentos sociais, tendo como objetivo ampliar os espaços de escuta, de co-gestão, incluindo a necessidade desses sujeitos na rede de saúde.

A ideia é pensar coletivamente um encontro com os movimentos sociais, saber como eles entendem a política do SUS, e, incluí-los na formulação e implementação das ações e políticas de saúde. Explicou a consultora. A seguir, apresentou a proposta do encontro, para uma análise do gestor da SESAPI, que teceu elogios a realização do evento, e aprovou integralmente todo o conteúdo programado.

Annatália e Emília fizeram uma explanação sobre o concurso cultural “Somos parte do SUS que dá certo”, oportunidade em que ressaltaram o potencial do estado em termos de implemento de ações bem sucedidas na atenção e gestão do SUS,  que poderão ser inscritas no evento, o que recebeu todo o apoio do superintendente.

Ainda na sequência, Emilia fez uma apresentação da RHS, ressaltando a importância da rede como um espaço de debate dos trabalhadores e usuários do SUS, como uma ágora para que os diferentes atores sociais possam compartilhar suas experiências para o fortalecimento e aprimoramento do SUS. Fez uma referência à publicização dos movimentos sociais, dos debates e produções de textos sobre esses movimentos na rede, e distribuiu o texto:   É o povo que pode mudar a saúde, de autoria da Ana Costa (Presidente do CEBES), com uma boa aceitação dos gestores.

Na oportunidade, Ioli sugeriu que o site da RHS e a marca da PNH sejam inseridos no portal da SESAPI, tendo a iniciativa recebido o apoio de todos, e imediatamente foi executada pela equipe da TI.

Leidimar fez referência ao projeto do acolhimento que vem sendo implementado nos 11 hospitais regionais do estado, destacando  o evento: Seminário Estadual de Fortalecimento dos Espaços Coletivos na Atenção Hospitalar: Grupo de Trabalho de Humanização que será realizado nos dias 17 e 18 de outubro.

Finalizando Ioli apresentou o plano de trabalho da PNH-PI para o exercício de 2013.

O encontro foi muito potente e conseguimos pactuar o compromisso  com o gestor, incluindo o processo e apoio logístico. Como encaminhamentos vale destacar:

• Será enviado pelo gestor uma carta circular às unidades de saúde, com uma recomendação para produção do vídeo para o Concurso “Somos parte do SUS que dá certo”, numa mobilização de todo o estado para esta finalidade;

• Nas datas: 5 e 31 de agosto, serão realizados encontros com os movimentos sociais, e conselhos de saúde, com a participação da Annatália e da Sheyla  Maria (consultoras da PNH) e o Dr. Zé Ivo Pedrosa (Prof. Da UFPI e militante susista no Estado), e gestores para ampliação da discussão , numa formulação conjunta de estratégias  para o grande evento de Mobilização Piauí.