1ª Oficina de Participação Social e Planejamento local de Saúdeda Estratégia de Saúde da Família da Gameleira -Campo do Brito-SE
Hoje dia 02 de Agosto completa um ano que faço parte da Equipe da Estratégia de Saúde da Família da Gameleira, então tive a idéia de comemorar oferecendo uma Oficina para minha comunidade,onde a Escuta seria nossa principal ferramenta.
Ainda que prevista em lei, a participação da população não está incorporada em nosso cotidiano de assistência à saúde e sua importância,muitas vezes, foge da percepção da maioria dos profissionais de saúde e da própria comunidade. Acredito que a ESF se constitui em uma estratégia de reforma do sistema de saúde, tendo em vista que o programa aponta para mudanças,de saúde, nas práticas assistenciais e no processo mesmo de participação popular.A participação social é um ponto chave a ser trabalhado na equipe de saúde da família, considerando os avanços necessários para favorecer os princípios da integralidade, universalidade e eqüidade.
Durante essa experiência vivenciada pude constatar que a principal mudança a ser efetuada em nossa prática é a de enfocar os usuários não como objetos de ação, mas como sujeitos politicos inseridos em um contexto, cercado de necessidades e possuidores de conhecimentos que lhe possibilitam contribuir para melhoria dos serviços.
O envolvimento e a integração com a comunidade rompem uma barreira, que há muito tempo existe, entre usuários e serviços de saúde. Quando, rompem-se as barreiras que impedem a interação, abrindo-se um caminho para a troca mútua, contínua e integral.
Deixo essa música de Ciranda da Vida :https://palcomp3.com/cirandasdavida/eu-quero-saude/
Por MARIA BETANIA
Musicalizar,dançar,rezar juntos, fazer artes manuais, teatro e poetizar são formas de colaborações simples que qualquer pessoa pode fazer por outro, basta querer. Eu canto com minha voz rouca, queria ter uma linda voz, mas eu canto mesmo assim, porque eu sei que quem me ouve entende o que quero passar…Eu danço e consigo fazer com que os participantes também dancem, e sorriam. O brilho do olhos deles me encanta, e é essa força, essa energia que emana que me faz prosseguir e querer fazer mais e mais…