Lappis realiza o XIII Seminário Nacional do Projeto Integralidade, em Cuiabá (MT)

11 votos

Entre 13 e 16 de agosto de 2013, a cidade de Cuiabá (MT) sediará o XIII Seminário Nacional do Projeto Integralidade, com o tema Construção Social da Demanda por Cuidado – revistando o direito à saúde, o trabalho em equipe e os espaços públicos e participação. O encontro é realizado pelo Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Lappis/IMS/Uerj), em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (NDS/ISC/UFMT).

A previsão é que o Seminário reúna cerca de 500 participantes, entre estudantes, profissionais e gestores/as de saúde, movimentos sociais e professores/as, com mesas redondas que contarão com palestrantes de renome da Saúde Coletiva e das Ciências Sociais e Humanas em Saúde. As atividades acontecerão na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na Escola de Saúde Pública e no Hotel Fazenda Mato Grosso, e, em função da grande procura, as inscrições acabam de ser encerradas, havendo ainda vagas para alguns Minicursos previstos na programação, com carga horária de até 8 horas.

Para ampliar o acesso aos debates, as mesas redondas terão transmissão em tempo real, veiculada diariamente no portal do Lappis, que também disponibilizará matérias e cobertura pelas redes sociais do Laboratório. A proposta é reunir diferentes públicos, seja do universo acadêmico e da pesquisa, seja dos segmentos de saúde, com o objetivo de promover um intercâmbio de experiências e análises sobre questões como: humanização no atendimento em saúde; integração entre ensino, pesquisa e extensão; gestão democrática; comunicação, informação e saúde; trabalho em equipe; educação permanente para o Sistema Único de Saúde; entre outros.
Ao longo do seminário, os/as participantes vão contar também com atividades oferecidas na Tenda Paulo Freire, organizadas por diferentes entidades e que vão abordar aspectos das práticas populares do cuidado à saúde. Neste espaço, serão disponibilizadas rodas de diálogos, apresentações culturais, salas de cuidado com aplicações de Reiki, massagens, benzimentos, feira popular, chás e corredor do cuidado.

A programação completa do XIII Seminário Nacional do Projeto
Integralidade, dos Minicursos e das atividades da Tenda Paulo Freire está
disponível no hot site do evento, no portal Lappis:
https://www.lappis.org.br/site/eventos/xiiiseminario.html .

Para mais informações:  [email protected] ou  (21) 2567-
7086 (Lappis – Rio de Janeiro) e (65) 3615-8886/8834 (NDS – Cuiabá).