HGV organiza regulação de cirurgias com ajuda do Colegiado Gestor

12 votos


Com o objetivo de melhorar o acesso do paciente a cirurgias, a direção do Hospital Getúlio Vargas (HGV) está implantando o Núcleo Interno de Regulação-NIR. Nesta quarta-feira (07), os membros do Colegiado Gestor-CG se reuniram para discutir o gerenciamento da fila de espera para cirurgias eletivas no HGV e a implantação do Núcleo como forma de organizar o fluxo e facilitar o acesso dos pacientes para as cirurgias de média e alta complexidade.
A presidente do Colegiado Gestor, Rosila Dobal, disse que o Colegiado tem ajudado nas discussões de pautas importantes para a melhoria do atendimento no HGV. Segundo ela, a implantação da Gestão participativa foi um avanço tanto em nível de organização dos serviços como na elaboração de propostas eficazes para a organização desses serviços com a participação de todos os setores. 
“A pauta desse mês foi bastante esclarecedora para todos os segmentos, existia muita dúvida quanto o andamento da fila de cirurgias”, explica Rosila. A assistente social, Ana Maria Oliveira, que está organizando o NIR, considerou positiva a iniciativa, inclusive foi acrescetado dois membros do CG para apoiar o Núcleo de Regulação.  Baseado nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e na Política Nacional de Humanização (PNH), o Colegiado Gestor tem como função proporcionar uma gestão mais participativa e eficiente.
O diretor do HGV, Carlos Iglézias disse que o HGV é um hospital que está evoluindo tecnicamente e precisa avançar numa gestão mais descentralizada, na humanização das ações e serviços de saúde, pois ainda existem problemas e desafios relacionados às formas de gerir os processos de trabalho”, explica.
Participaram também da roda de conversa os membros do Conselho Estadual da Saúde. Segundo o conselheiro, João da Cruz de Sousa, o Colegiado Gestor colabora para reforçar o trabalho em equipe e provocar mudanças na forma de produzir saúde.