Gestantes participam de curso na Maternidade do Promorar

15 votos

 

Na segunda-feira (29 de julho), a Maternidade do bairro Promorar, zona Sul do município de Teresina, deu início a um curso para gestantes, com a participação de mulheres a partir do 6º mês de gravidez. O evento teve a duração de 5 dias.

De acordo com a diretora da maternidade, Sandra Marina Gonçalves, o curso é uma iniciativa que oferta palestras e debates envolvendo a particiçação de médicos neonatologista e obstetra, enfermeiro, nutricionista, assistente social e educadora física, com o objetivo de
orientar as gestantes para os benefícios do parto normal e todos os cuidados durante a gestação. “Esse curso será mensal e a finalidade é tirar todas as dúvidas das mulheres e oferecer orientações”. Esclareceu a diretora.

O curso já faz parte da estruturação da Rede Cegonha, que é uma estratégia do Ministério da Saúde, para melhorar o atendimento nas maternidades, e que tem a psicóloga Soraya Pessoa, como apoiadora temática para o Estado do Piauí.

Recentemente, a Fundação Hospitalar de Teresina (FHT) iniciou as atividades de capacitação para que sejam efetivadas mudanças no atendimento à gestante antes, durante o parto, no pós-parto e também para a criança.

As quatro maternidades da Prefeitura de Teresina irão utilizar fichas de acolhimento com classificação de risco da gestante e do recém nascido. Nas ações de qualificação do serviço, Também está previsto o aumento na quantidade de leitos de UTI neonatal e de Unidade de Cuidados Intermediários – UCIN.