Equipamentos para qualificar pré-natal serão doados pelo Ministério da Saúde

11 votos

 

Fonte: portal da Saúde – DAB

Municípios devem estar atentos às etapas para receberem as balanças antropométricas e retirar os detectores fetais doados pelo Ministério da Saúde

Em continuidade à ação de qualificação do Pré-natal na Atenção Básica, o Ministério da Saúde, por meio da estratégia Rede Cegonha, doará balanças antropométricas para Municípios prioritários do País e detectores fetais para todos os Municípios das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Nos estados do Norte e do Nordeste esta ação já foi realizada em 2.243 Municípios, somando 19.392 mil detectores fetais.

Para a distribuição das 9.084 balanças antropométricas os municípios contemplados foram definidos a partir das informações do Censo realizado nas Unidades Básicas de Saúde do Brasil e do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

Após confirmação de entrega, o Departamento de Atenção Básica (DAB) irá informar o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) e a Coordenação Estadual de Atenção Básica do respectivo Estado sobre a entrega dos detectores fetais na Divisão de Convênios (DICON) pelo Ministério da Saúde e solicitará que os mesmos divulguem estas informações para os Municípios realizarem a retirada dos equipamentos. Já as balanças antropométricas serão entregues diretamente no Município contemplado.

Para facilitar o processo de entrega das balanças antropométricas nos Municípios e de retirada dos detectores fetais na DICON, o Departamento de Atenção Básica (DAB) disponibiliza, abaixo, alguns documentos com as orientações necessárias.

Para acessar os documentos, clique:

 https://dab.saude.gov.br/portaldab/noticias.php?conteudo=_&cod=1804