Tarefa – Caso da ouvidoria a ser respondido

0 votos

O pai leva o filho à noite em uma emergência pediátrica, ele respondeu todas as perguntas que o médico fez e comunicou que seu filho tem alergias a alguns tipos de medicações. Após o diagnostico o médico liberou a criança e receitou algumas medicações para que o pai pudesse compra em uma farmácia de sua preferência. Ao chegar a sua casa pela madrugada o pai foi verificar a bula para se certificar que seu filho não teria nenhuma reação ao ingerir as medicações receitadas pelo médico da emergência. Ao ler a bula entre as três medicações receitadas duas tinham componentes que seu filho era alérgico. Na primeira hora da manhã o pai foi até a ouvidoria do serviço do qual foi atendido na noite anterior, com a receita e com os respectivos remédios para relatar a sua indignação e a falta de atenção de profissionais na hora de receitar o tratamento para seu filho.
Questionamento:
1) Quais os encaminhamentos imediatos?
R: Acolhimento; Registro da queixa com a notificação do caso; Acompanhamento do usuário e orientação quanto a sua queixa respeitando sua indignação;
2) Quais as soluções para o usuário? (enquanto ele estiver no local)
R: Acolhimento com escuta qualificada. Providenciar uma nova consulta. Reintegrar a importância do usuário na participação da construção do SUS, quando este se dirige até a ouvidoria para esclarecer o que aconteceu.
3) Com quem o setor de ouvidoria vai trabalhar internamente para resolver o problema citado?
Com a coordenação do serviço questionada para que esta tome as devidas providências.
4) Como vai ser comunicado a resposta ao usuário posteriormente?
R: Através de contato com o usuário da maneira como este deixar acordado com a ouvidoria.
5) Quais as ações que deverão ter desenvolvidas para que não se repita mais este tipo de problema na unidade?
R: verificar o ocorrido e planejar estratégias, trabalhar com Educação permanente e com as dificuldades encontradas no setor.