Você conhece a Comunidade de Práticas da Atenção Básica?
O que é a Comunidade de Práticas da Atenção Básica?
A Comunidade de Práticas se propõe a ser um espaço virtual vivo, dinâmico, com efetivo valor de uso para o SUS. O projeto consiste de um conjunto de estratégias articuladas em torno de uma proposta principal: a oferta de uma plataforma virtual que possibilite a constituição de comunidades virtuais entre os trabalhadores e gestores da atenção básica das três esferas de governo.
O que queremos com isso?
A partir do compartilhamento de experiências, discussões de casos, fóruns temáticos, pretende-se construir um espaço que acolha a gestão e o trabalho em saúde e que, a partir desses encontros, possa fortalecer e ampliar a qualidade dos serviços de saúde prestados. Queremos propiciar um espaço de aprendizagem colaborativa e de ativação da inteligência coletiva.
O que eu encontro na Comunidade de Práticas?
– Um espaço de trocas entre trabalhadores da Atenção Básica de todo Brasil
– Comunidades temáticas, com acervos atualizados pelos próprios pares e posts livres
– Um lugar para você socializar suas experiências na atenção básica
– Fóruns de discussão
– Curso EAD sobre doenças crônicas
– WEB TV com temas de interesse da Comunidade.
– E finalmente, nossa mais nova aposta: O espaço para inscrição e contato com todos os relatos de experiências para a IV Mostra Nacional de experiências em Atenção Básica/Saúde da Família -2014.
Faça a inscrição de sua experiência para a Mostra até o dia 15 de setembro e nos diga:O que você conta do que você faz? https://www.mostrasaude.net/
Quem é responsável por esse projeto?
Para o projeto dar certo ele precisa contar com a co-responsabilização daqueles que são a alma da Atenção Básica: Seus trabalhadores. Mas do ponto de vista formal, o projeto é desenvolvido pelo DAB (Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde – DAB/SAS/MS), contando com o apoio da OTICS (Observatório de Tecnologias em Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde) e da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde, aos quais se agregarão outras entidades da sociedade civil.
Acesse o site da Comunidade de Práticas, cadastre-se e faça parte da construção desse espaço!
Por Emilia Alves de Sousa
Uma excelente oportunidade para trocas, e conhecimento de iniciativas de saúde bem sucedidas, que estão sendo implementadas na atenção básica por este Brasil afora.