HUMANIZAR DE DENTRO PARA FORA.
Estamos procurando sempre melhora ou mudar o tratamento em que os usuários vem recebendo dentro da Unidades Básicas e nos Hospitais. Realizando oficinas de teatro, médicos do riso e tem muito mais, idéias a serem implantadas, que com certeza iremos achar, para transforma a nossa assistência continuada humanizada.
Porém por onde eu já passei trabalhando ou estagiando, comportamento entre colegas que precisa ser trabalhado e mudar um pouco a rotina, quando deparamos nas trocas de plantões. Bem pouco vemos um sorriso ao cruzar com colegas, lhe deseje um bom plantão. O que vemos quase sempre o olhares indiferentes e de superioridade. Como se estivéssemos participando de uma competição ou concorrência para recebermos a comissão no final do mês.
É tão nobre quando fazemos a troca de experiência, vamos espalhando a semente do conhecimento. "o amor sem conhecimento é cego". "Conhecimento sem amor é inútil".
È preciso que o trabalho de humanização que tanto falamos seja aplicado dentro da Unidades básicas, hospitais ,conscientizando ou mesmo alfabetizando as equipes multidisciplinares. É preciso que acha integralidade entre os profissionais.
O profissional chegam com vários ou alguns problemas pendentes, fora quando veem de outros plantões na correria. Entram nos seus setores cujos alguns são estressantes e que precisa está bem psicologicamente.
se não estiver bem o que ele poderá oferecer?
Agirar mecanicamente para cumprir sua carga horaria.
Sendo assim, não sente o prazer de realizar tal tarefa da qual profissão que escolheu para sua vida. Pois normalmente irá para o outro que completara a sua renda mensal.
Se esses profissionais tivessem um salário dignos, com certeza não necessitaria de tanta correria, para terem, dois, três empregos, e ocupando lugar de quem não tem nenhum . Temos que esta atento para isto.
È preciso criarmos idéias, programas para serem implantados para esse profissionais.
HUMANIZAR SIM, MAIS PRIMEIRO DE DENTRO PARA FORA.