GTH Municipal de Maringá discute fluxo de atendimento com a Rede Básica e Hospitais
O Hospital Municipal de Maringá através do GTH Municipal inicia processo de discussão a respeito do fluxo dos usuários do município, para dar inicio à conversa foram apresentados dados colhidos no período de um mês durante o Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco, tendo como instrumento os encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde.
O encontro contou com a presença de diretores das Unidades Básicas de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e representantes de instituições credenciadas ao SUS. O encontro foi instrumento para oportunizar a abertura da roda de conversa e dar início efetivo às discussões referentes ao assunto, na tentativa de levantar propostas resolutivas.
O ponto positivo, na minha opinião pelo menos, é que muitos saíram do encontro no mínimo incomodados com a situação apresentada. Acredito que isto servirá de base para muitas reflexões e discussões, oportunizando o "coletivo pensar no coletivo", envolvendo nesta roda diversos sujeitos que participam do processo de produção de saúde e que como nós se sentem desassosegados com o nosso modelo atual de pensar em saúde.
Por patrinutri
Queridos amigos de Maringá,
Um GTH que avança para a co-gestão, é isto que vocês tem construido por aí.
Bravo!
É muito corajoso encarar estas questões de frente, incluir na roda os analisadores, abrir a porta aos diferentes que fazem parte deste processo, respeitar o tempo de cada um para processar as informações, as novas possibilidades de olhar para este problema do fluxo de encaminhamentos que é tão presente nos sitemas de saúde de todo o país.
A aposta da PNH é mesmo na provocação, no desassossego para que isto possa produzir reflexão e mudança.
Parabéns, estamos no apoio com vocês!
Patrícia S. C. Silva
Blumenau SC