Bem-vindos à RHS e sucesso à Comunidade CHECKLIST-ICU Trial!

0 votos

Caros amigos,

Está criada a comunidade, com suas funcionalidades básicas, que poderão, pouco a pouco, ser customizadas, de acordo com as necessidades do grupo.

Algumas informações e dicas iniciais:

– O recurso das comunidades na RHS é uma novidade relativamente recente, já que sempre trabalhamos com a proposta de um grande blog comunitário, com todos os seus conteúdos públicos, e foi em torno dessa ideia que a RHS cresceu e se consolidou como "ciber-espaço público" do SUS. Esse recurso foi introduzido para atender à demanda de alguns grupos específicos de terem um espaço mais reservado de trocas, ainda que organicamente integrado à plataforma aberta. Digo isso (e estou apenas reforçando o que conversamos no primeiro encontro no HCor) para esclarecer que ainda estamos experimentando essa nova ferramenta, o que significa que ainda podem ocorrer alguns "bugs" e já temos alguns aperfeiçoamentos previstos para as próximas semanas, em especial de alguns aspectos visuais que deixem mais claro quando se está navegando na comunidade e quando se está nos espaços públicos da RHS. A equipe de tecnologia já está trabalhando nisso! Em todo caso, se tiverem qualquer dificuldade de ordem técnica, temos uma equipe de suporte que pode dar diferentes tipos de apoio. Deixo como referência o André Benedito, que coordena a equipe de editores/cuidadores da RHS: [email protected]

– A comunidade mantém a mesma estrutura geral da RHS, centrada na ferramenta blog. Mas uma comunidade ainda pode compartilhar: agenda, arquivos e fóruns. Pessoalmente, acho que os fóruns acrescentam pouco em relação ao blog. Já a agenda compartilhada e um repositório de arquivos podem ser bem úteis para um grupo que desenvolva um projeto comum. A proposta básica é que a comunidade funcione como um blog compartilhado pelo grupo, apostando na plasticidade dessa ferramenta que organiza uma sequência cronológica de postagens que podem ser indefinidamente comentadas.

Quick-start para começar a publicar na comunidade: uma vez logado, aparecerá o botão "PUBLICAR". Clicando nesse botão, acessamos o "painel de controle" da conta de cada usuário, onde se encontra a ferramenta de publicação, semelhante à da maioria dos blogs. Tudo que se publica na RHS é feito por ali. Como padrão, ela está pronta para publicar um NOVO POST. Mas, logo acima da ferramenta de publicação, na barra cor de laranja, vocês verão que há outras "abas": NOVO ARQUIVO, NOVO EVENTO E NOVO FÓRUM. Bem, acho que autoexplicativo, né? Basta alternar as ferramentas de publicação, clicando nas respectivas abas, para publicar esses diferentes tipos de conteúdo. Supondo que o desejo seja publicar um post, escolhe-se um título, insere-se o conteúdo do corpo do post (que pode ser editado com as recursos básicos de edição de texto, além de também aceitar a inserção de hiperlinks, imagens, vídeos e outras mídias), insere-se tags para classificar o conteúdo do post, classifica-se por estado/cidade e, se for o caso, também é possível se anexar arquivos aos posts. Quando estiver tudo pronto para publicar, é só clicar no botão POSTAR! O único passo, anterior a POSTAR, é selecionar "onde" se deseja publicar. As opções estão logo acima deste botão. Selecione se quer publicar apenas na Comunidade, apenas na RHS (o que significa que o post ficará público e irá, inicialmente, para a FILA DE VOTAÇÃO, onde permanecerá por sete dias ou até obter 10 votos, o que o promoverá para página principal) ou em ambas. Para que ninguém publique desavisadamente no lugar indesejado, depois de clicar em POSTAR, o sistema pedirá uma confirmação do local em que realmente deseja publicar.

Bem, esse é o "bê-a-bá" da coisa. Daí pra frente, é experimentar e se a dificuldade for grande solicitar apoio.

Espero que a ferramenta possa ser, de fato, útil para promover as ações colaborativas do projeto e fico muito feliz que tenham escolhido fazer essa experiência por aqui. Contem com a gente!

Grande abraço,

Ricardo