UP CARIOCA E CTH/RJ SE ARTICULAM PARA POR NA RODA A DIRETRIZ DA AMBIÊNCIA SEGUNDO A PNH

11 votos

  No dia 16/08/2013 ocorreu, no Rio de Janeiro, o evento de encerramento da UP Carioca, nome dado à Unidade de Produção daqueles que se formaram no I Curso Nacional de Formação de Apoiadores Temáticos em Ambiência no SUS. No evento, foram apresentados os cinco planos de intervenção que constituíram o trabalho dos formandos, 04 envolvendo Hospitais ou Institutos Federais do Rio de Janeiro e 01 envolvendo hospitais da Rede Municipal, localizados na Região Metropolitana I e II.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  Como se não bastasse a própria potência dos planos de intervenção, que demonstraram a implicação, esforço e criatividade dos 05 formandos, o evento foi o coroamento de uma forte articulação ocorrida no RJ entre a Frente de Ambiência da PNH, os consultores da PNH no território e toda a UP Carioca, demonstrado na presença de 120 pessoas no encerramento, oriundas das esferas federais, estaduais e municipais de saúde.

  O evento, organizado inteiramente pelos integrantes da UP, foi, na verdade, um encontro com a Câmara Técnica de Humanização (CTH), que abriu espaço para a discussão desta importante diretriz da PNH, já que todas as 20 unidades integrantes da CTH percebem a necessidade de melhor entender e por em funcionamento dispositivos que impulsionem o espaço físico e subjetivo das unidades de saúde na direção do que chamamos o SUS que dá certo. Além do que, 04 dos 05 formandos elegeram unidades integrantes da CTH para execução de seus planos.

  A articulação com os consultores da PNH propiciou a aproximação entre os planos de intervenção a serem desenvolvidos pelos formandos e as prioridades do Ministério da Saúde (MS), já que 02 dos planos  articulam-se com a Rede Cegonha e os 03 restantes com a Rede de Urgência e Emergência/ SOS Emergência, contemplando 03 instituições listadas como prioritárias para o MS. Favoreceu também a formação de redes, já que na negociação para a execução dos planos os formandos foram introduzidos, através dos Consultores da PNH, em vários coletivos, envolvendo a CTH, Apoiadores das Redes Temáticas do MS e  Coletivo Ampliado de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde.

O encontro, além tornar públicos os planos de intervenção, permitiu sua discussão em rodas de conversa com os que estavam presentes, contando ainda com a apresentação de alguns consultores da PNH: Cathana de Oliveira apresentou a PNH, Mirella Pessatti a Diretriz da Ambiência enquanto Frente  e Cleusa Pavan a função Apoio conforme entendida pela PNH.

  Também presentes, a Coordenadora da PNH no RJ, Leda Aquino e os consultores Miguel Maia, Luana Silveira e Andreia Thurler estavam radiantes com a potência demonstrada pelo curso, que não só forneceu novos apoiadores temáticos para Ambiência  no cenário do RJ, mas fortaleceu os movimentos que já estavam em andamento no território.

  Demonstração de que a articulação entre as esferas federais, estaduais e municipais é o caminho a ser buscado para o SUS que dá certo.

 Parabéns a todos envolvidos direta ou indiretamente neste processo, todos fizeram a diferença que garantiu o sucesso dos esforços!

  Em especial, parabéns Cristiane Silva, Expedito Brandão, Claudia Miguez, Paulo Zanettini e Ione Leal, que se abriram para uma nova forma de atuar em arquitetura;  à Lucienne Landeira e Flávia de Barros, formadores que coordenaram a potente UP Carioca e Mirela Pessatti, Ana Paula Costa e Cathana de Oliveira que, acreditando no sonho, o souberam tornar realidade.